Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA (11.32.29.13)
Código: ETIM0012
Nome: AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Funções da Avaliação: diagnóstico, controle, classificação. Modalidades de avaliação: contínua, cumulativa, processual, diagnóstica, formativa, participativa, emancipatória, somativa. Feedback. Planejamento, construção, aplicação e análise de instrumentos para a avaliação cognitiva, de habilidades e de atitudes (OSPE, OSCE, Mini-CEX, Long-case, etc) aplicadas no ensino das profissões de saúde.
Referências: BICUDO, M.A, organizador. Formação do educador e avaliação educacional. São Paulo: Editora UNESP; 1999. HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1993. HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio - uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2011. LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1994. LUCKESI, C.C. Avaliação: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. MAMEDE, S(Org.) et al. Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. São Paulo: Hucitec; Escola de Saúde Pública do Ceará, 2001. MARINS, J.J.N. et al. (orgs.). Educação médica em transformação: instrumentos para a construção de novas realidades. São Paulo: HUCITEC, 2004. MARINS, J.J.N.; REGO, S. (orgs.). Educação médica: gestão, cuidado, avaliação. São Paulo-Rio de Janeiro: HUCITEC/ABEM, 2011. PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 2008. TIBÉRIO, I. F. L. C. et al. (orgs). Avaliação prática de habilidades clínicas em medicina. São Paulo: Atheneu, 2012. TSUJI, Hissachi; SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar da. Aprender e ensinar na escola vestida de branco: do modelo biomédico ao humanístico. São Paulo: Ed. Phorte, 2010.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.13.8