Ementa/Descrição: |
Funções da Avaliação: diagnóstico, controle, classificação. Modalidades de avaliação: contínua, cumulativa, processual, diagnóstica, formativa, participativa, emancipatória, somativa. Feedback. Planejamento, construção, aplicação e análise de instrumentos para a avaliação cognitiva, de habilidades e de atitudes (OSPE, OSCE, Mini-CEX, Long-case, etc) aplicadas no ensino das profissões de saúde. |
Referências: |
BICUDO, M.A, organizador. Formação do educador e avaliação educacional. São Paulo:
Editora UNESP; 1999.
HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à
universidade. Porto Alegre: Mediação, 1993.
HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio - uma perspectiva construtivista. Porto Alegre:
Mediação, 2011.
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo:
Cortez, 1994.
LUCKESI, C.C. Avaliação: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
MAMEDE, S(Org.) et al. Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova
abordagem educacional. São Paulo: Hucitec; Escola de Saúde Pública do Ceará, 2001.
MARINS, J.J.N. et al. (orgs.). Educação médica em transformação: instrumentos para a
construção de novas realidades. São Paulo: HUCITEC, 2004.
MARINS, J.J.N.; REGO, S. (orgs.). Educação médica: gestão, cuidado, avaliação. São
Paulo-Rio de Janeiro: HUCITEC/ABEM, 2011.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas
lógicas. Porto Alegre: Artmed, 2008.
TIBÉRIO, I. F. L. C. et al. (orgs). Avaliação prática de habilidades clínicas em medicina. São
Paulo: Atheneu, 2012.
TSUJI, Hissachi; SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar da. Aprender e ensinar na escola vestida
de branco: do modelo biomédico ao humanístico. São Paulo: Ed. Phorte, 2010. |