Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o SIGAA, você concorda com a polí­tica de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Polí­tica de cookies. Para saber como a UFRN trata os dados, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em Ciente.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 02 de Abril de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA (11.32.29.13)
Código: ETIM0006
Nome: MÉTODOS ATIVOS DE ENSINO APRENDIZAGEM
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina tem por objetivo apresentar aos estudantes as teorias relacionadas com o processo de ensino-aprendizagem de adultos e as tendências da formação em saúde, com o emprego de técnicas pedagógicas que enfatizam o protagonismo estudantil no processo de ensino-aprendizagem, incluindo estudo de casos, ensino baseado em problemas, problematização, aprendizagem baseada na pessoa, etc. Inclui ainda um módulo de feedback aplicado às situações de treinamento em serviço, com especificidades para o ensino na atenção primária.
Referências: ARAÚJO, U. F.; SASTRE, G. (orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus Editorial, 2009. BERBEL, N.A.N., organizador. A metodologia da problematização e os ensinamentos de Paulo Freire: uma relação mais que perfeita. In: Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: EDUEL; 1999. p. 1-28. BICUDO, M.A, organizador. Formação do educador e avaliação educacional. São Paulo: Editora UNESP; 1999. BRIANI, M.C. O ensino médico do Brasil está mudando? Rev Bras Educ Med 2001. CYRINO, Eliana Goldfarb; TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 780-788, June 2004. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 36 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 43 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. MAMEDE, S. et al. Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. São Paulo-Fortaleza: HUCITEC-Escola de Saúde Pública do Ceará, 2001. MARINS, J.J.N. et al. (orgs.). Educação médica em transformação: instrumentos para a construção de novas realidades. São Paulo: HUCITEC, 2004. MARINS, J.J.N.; REGO, S. (orgs.). Educação médica: gestão, cuidado, avaliação. São Paulo-Rio de Janeiro: HUCITEC/ABEM, 2011. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/UNESCO, 2001. PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Saberes e competências em uma profissão complexa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. PINTO, Tiago Rocha; CIRYNO, Eliana Goldfarb. Profissionais de saúde como professores: tensões e potências nas práticas de ensino na atenção primária à saúde. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. TSUJI, Hissachi; SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar da. Aprender e ensinar na escola vestida de branco: do modelo biomédico ao humanístico. São Paulo: Ed. Phorte, 2010.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao v4.16.17