Ementa/Descrição: |
Este componente curricular visa a integração dos diversos núcleos de saberes e de práticas dos mestrandos enquanto profissionais do campo da saúde. Nesse sentido, a educação e o trabalho interprofissional serão os eixos condutores de um conjunto de arranjos organizacionais e uma metodologia para a gestão do trabalho em saúde, objetivando ampliar as possibilidades de realizar-se a clínica ampliada e a integração dialógica entre as distintas especialidades e profissões. Serão discutidos casos clínicos e aspectos organizacionais relacionados à saúde do adulto e do idoso e terá como settings os serviços de saúde nos quais os mestrandos atuam como trabalhadores e a universidade. A metodologia de trabalho será o Grupo Balint-Paidéia e como produto final os mestrandos deverão coproduzir, juntamente com as equipes de saúde, projetos terapêuticos singulares, ações educativas em saúde, atendimentos compartilhados, educação permanente, atendimentos específicos, grupos e outras ações. |
Referências: |
BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica.
Brasília: Ministério da Saúde; 2014. (Cadernos de Atenção Básica, n. 35).
BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica:
obesidade. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. (Cadernos de Atenção Básica, n. 38).
BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica:
hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. (Cadernos de Atenção
Básica, n. 37).
BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica:
diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36).
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