Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA (11.32.29.13)
Código: ETIM0004
Nome: PRÁTICAS INTERPROFISSIONAIS EM CLÍNICA AMPLIADA I
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Este componente curricular visa a integração dos diversos núcleos de saberes e de práticas dos mestrandos enquanto profissionais do campo da saúde. Nesse sentido, a educação e o trabalho interprofissional serão os eixos condutores de um conjunto de arranjos organizacionais e uma metodologia para a gestão do trabalho em saúde, objetivando ampliar as possibilidades de realizar-se a clínica ampliada e a integração dialógica entre as distintas especialidades e profissões. Serão discutidos casos clínicos e aspectos organizacionais relacionados à saúde do adulto e do idoso e terá como settings os serviços de saúde nos quais os mestrandos atuam como trabalhadores e a universidade. A metodologia de trabalho será o Grupo Balint-Paidéia e como produto final os mestrandos deverão coproduzir, juntamente com as equipes de saúde, projetos terapêuticos singulares, ações educativas em saúde, atendimentos compartilhados, educação permanente, atendimentos específicos, grupos e outras ações.
Referências: BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. (Cadernos de Atenção Básica, n. 35). BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: obesidade. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. (Cadernos de Atenção Básica, n. 38). BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. (Cadernos de Atenção Básica, n. 37). BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde; 2014. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36). CAMPOS GWS et al. (orgs). Tratado de saúde coletiva. 2 ed. São Paulo: HUCITEC; 2013. CAMPOS, G.W.S. Saúde paidéia. São Paulo: HUCITEC, 2003. CAMPOS, G.W.S.; GUERRERO, A.V.P. (orgs.). Manual de práticas de atenção básica: saúde ampliada e compartilhada. 3 ed. São Paulo: HUCITEC, 2013. CIANCIARULLO, T.I. et al. (orgs.). Saúde na família e na comunidade. São Paulo: Ícone, 2011. CUNHA, G.T. A construção da clínica ampliada na atenção básica. São Paulo: HUCITEC, 2005. DUNCAN, B.B. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. GUSSO G, LOPES JMC, orgs. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre: Artmed; 2012. v.1. GUSSO G, LOPES JMC, orgs. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre: Artmed; 2012. v.2. McWHINNEY, Ian R. Manual de medicina de família e comunidade. Porto Alegre: Artmed, 2010. MERHY EE. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 4 ed. São Paulo: HUCITEC; 2014. SOUZA, D.M.M. (org.). A prática diária na Estratégia Saúde da Família. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011. SOUZA, M.C.M.R.; HORTA, N.C. Enfermagem em saúde coletiva: teoria e prática.

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