Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E INOVAÇÃO EM MEDICINA (11.32.29.13)
Código: ETIM0003
Nome: PROJETOS E PRÁTICAS DE PESQUISA E INTERVENÇÃO
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: disciplina se propõe a apresentar e discutir as principais técnicas de produção de dados em pesquisas qualitativas e alguns referenciais teórico-metodológicos para análise e interpretação do material empírico. A partir de discussões teóricas e exercícios práticos, a disciplina oferece suporte para a elaboração dos projetos de pesquisa: construção do objeto, hipóteses, objetivos e desenho de pesquisa.
Referências: BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 2 ed. São Paulo: HUCITEC, 1994. BOSI, Maria Lúcia Magalhães; MERCADO, Francisco Javier (orgs.). Pesquisa qualitativa em serviços de saúde. Petrópolis: Ed. Vozes, 2004. CERVO, Amado Luiz; BEVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007. COSTA, A. M. O processo criativo e a tessitura de projetos acadêmicos de pesquisa. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.9, n.17, p.439-50, mar/ago 2005. DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (eds.). Handbook of qualitative research. 2 ed. Thousand Oaks: Sage, 2000. FLICK, Uwe. An introduction to qualitative research. 4 ed. London: Sage, 2009. HORTALE, Virginia Alonso et al. (orgs.). Pesquisa em saúde coletiva: fronteiras, objetos e métodos. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2013. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed. São Paulo: HUCITEC, 2008. MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira (orgs.). Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2013. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 34. ed. Petrópolis: Vozes, 2007. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007. TURATO, E. V. Tratado de metodologia da Pesquisa clínico-qualitativa : construção teóricoepistemológica, discussão comparada e aplicação na área da saúde e humanas. Petrópolis: Vozes: 2003. VICTORA, C. G. Pesquisa Qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000. WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (orgs.). Metodo

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