Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (12.14)
Código: ECM003
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: DECM0002X
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina é de caráter teórico e prático e procura fornecer as ferramentas metodológicas necessárias à reflexão teóricas da pesquisa em educação. Visa abordar os pressupostos, a epistemologia da pesquisa em educação, os aspectos teórico-metodológicos de projetos de pesquisa. Analisa alguns instrumentos e os aspectos relativos à sua construção, validação e cientificidade; as possibilidades de análise de informações. Objetivos Objetivo geral:  Subsidiar o(a) estudante na compreensão acerca das diversas formas de conhecimento, especificamente o conhecimento científico. Objetivos específicos:  Compreender o nascimento do conhecimento científico para, calcado pelo método científico, habilitar-se ao estudo dos fenômenos educativos;  Refletir e delimitar o seu perfil de pesquisador;  Desenhar, reflexiva e interdisciplinarmente, o problema da pesquisa científica em um mestrado profissional;  Estudar os diversos tipos de conhecimentos;  Compreender pesquisa científica no contexto de um mestrado profissional;  Compreender a relevância da pesquisa para a prática educativa;  Identificar os principais elementos constitutivos de um projeto de pesquisa;  Elaborar um projeto de pesquisa. Conteúdo  Aporte teórico (pressupostos, epistemologia, metodologia, instrumentos e técnicas, análise de dados, escrita);  Análise dos aspectos teórico-metodológicos de um artigo científico;  Orientações acerca dos procedimentos e reflexões teóricas para a pesquisa em um contexto de um mestrado profissional;  Elaboração de um projeto de pesquisa.
Referências: ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2000. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, julho, 2001. BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos, Telmo Mourinho Baptista. [S.l.] Porto Editora, 1994. BOOTH, Wayne; COLOMB, Gregory; WILLIAMS, Joseph. A arte da pesquisa. Tradução: Henrique A. Rego Monteiro. São Paulo:Martins Fontes, 2005. CARVALHO, Rozicleide Bezerra de; OLIVEIRA, Rosalba Lopes de; SILVA, Márcia Gorette Lima da; BARROS, Waleska Isabelle Tomaz dos S.. Caracterização dos Produtos das Dissertações em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN,Brasil. Disponível em <https://www.google.com.br/#q=Caracteriza%C3%A7%C3%A3o+dos+Produtos+das+Disserta%C3%A7%C3%B5es+em+Ensino+de+ Ci%C3%AAncias+Naturais+e+Matem%C3%A1tica+da+UFRN%2C+Brasil> Acesso 12 jan.2014. DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000. FAZENDA, Ivani C. A. Dificuldades comuns entre os que pesquisam educação. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2000. FERNANDES, Rebeca Chiacchio Azevedo; MEGID NETO, Jorge. Modelos educacionais em 30 pesquisas sobre práticas pedagógicas no ensino de ciências nos anos inicias da escolarização. Investigações em Ensino de Ciências,17(3), p. 641-662, 2012. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID309/v17_n3_a2012.pdf>. FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados,2006. GALINDO, Alma Adrianna Gómez. Explicaciones narrativas y modelización en la enseñanza de la Biología. Enseñanza de las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas. N. 31.1 (2013): 11-28, 2013. GARNICA, Antônio Vicente Marafioti. História Oral e Educação Matemática. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. GRECA, Ileana Maria. Discutindo aspectos metodológicos da pesquisa em ensino de Ciências: algumas questões para refletir. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2(1)73-82, 2002. GÓMEZ, Carlos B.; SOLAZ-PORTOLÉS, Joan Josep; SANJOSÉ, Vicente. Efectos de la similitud superficial y estructural sobre la transferência a partir de análogos en problemas de alta y baja familiaridad: primeros resultados. Enseñanza De Las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas. N. 31.1 (2013): 135-151, 2013. LATINI ,Rose Mary; OLIVEIRA, Luiza Rodrigues de; ANJOS, Maylta Brandão dos; CARVALHO, Ruth Helena de Souza Britto Ferreira de. Análise dos produtos de um mestrado profissional da área de ensino de Ciências e Matemática. Ensino, Saúde e Ambiente – V4 (2), pp. 45-57, ago. 2011. LAVILLE, Christian ; DIONNE, Jean. A Construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000. MELO, Maria José Medeiros Dantas; PASSEGI, Maria da Conceição. Horizontes de pesquisa com fontes autobiográficas. Ci. Huma. e Soc. em Rev. Seropédica, v. 32 n.2 Julho/Dezembro 67-85 2010. MELO, Maria José Medeiros Dantas. Olhares sobre a formação do professor de Matemática: imagens da profissão nas escritas de si. Natal, RN: EDUFRN, 2012.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DECM0002X - METODOLOGIA DA PESQUISA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
DECM0002X ATIVO 01/07/2017

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