Ementa/Descrição: |
A disciplina é de caráter teórico e prático e procura fornecer as ferramentas metodológicas necessárias à reflexão teóricas da pesquisa em educação. Visa abordar os pressupostos, a epistemologia da pesquisa em educação, os aspectos teórico-metodológicos de projetos de pesquisa. Analisa alguns instrumentos e os aspectos relativos à sua construção, validação e cientificidade; as possibilidades de análise de informações.
Objetivos
Objetivo geral:
 Subsidiar o(a) estudante na compreensão acerca das diversas formas de conhecimento, especificamente o conhecimento
científico.
Objetivos específicos:
 Compreender o nascimento do conhecimento científico para, calcado pelo método científico, habilitar-se ao estudo dos
fenômenos educativos;
 Refletir e delimitar o seu perfil de pesquisador;
 Desenhar, reflexiva e interdisciplinarmente, o problema da pesquisa científica em um mestrado profissional;
 Estudar os diversos tipos de conhecimentos;
 Compreender pesquisa científica no contexto de um mestrado profissional;
 Compreender a relevância da pesquisa para a prática educativa;
 Identificar os principais elementos constitutivos de um projeto de pesquisa;
 Elaborar um projeto de pesquisa.
Conteúdo
 Aporte teórico (pressupostos, epistemologia, metodologia, instrumentos e técnicas, análise de dados, escrita);
 Análise dos aspectos teórico-metodológicos de um artigo científico;
 Orientações acerca dos procedimentos e reflexões teóricas para a pesquisa em um contexto de um mestrado profissional;
 Elaboração de um projeto de pesquisa. |
Referências: |
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