Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO (10.32.00.23)
Código: CRT0008
Nome: INTEGRAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA EM REABILITAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina apresenta a estrutura organizacional do sistema sensório-motor, o fenômeno de sinalização neural. Descreve os diferentes modos de aquisição de estímulos do ambiente através dos sistemas quimiorreceptivos, mecanorreceptivos, termorreceptivos, nocirrecepticos, fotorreceptivos, eletrorreceptivos e magnetorreceptivos. O curso integra a aquisição de estímulos externos à ação motora e a capacidade de adaptação (plasticidade). Objetivamos associar o uso diário e funcional do sistema sensório-motor e sua adaptação ao ambiente, levando em consideração aspectos recentes da pesquisa nesta área.
Referências: Lent, Robert. Cem bilhões de neurônios? Conceitos fundamentais de neurociências. 2a Ed. Editora Atheneu, 2002. Kandel, E. et al. Princípios de neurociências. 5. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. Bear, Mark F., Connors, Barry W.,Paradiso, Michael A. Neurociencias: Desvendando o Sistema Nervoso. 3ª Ed. Editora ArtMed, 2002. Lebedev MA, Nicolelis MA. Brain-Machine Interfaces: From Basic Science to Neuroprostheses and Neurorehabilitation.Physiol Rev. 2017 Apr;97(2):767-837. doi: 10.1152/physrev.00027.2016 Naito E, Morita T, Amemiya K. Body representations in the human brain revealed by kinesthetic illusions and their essential contributions to motor control and corporeal awareness. Neurosci Res. 2016 Mar;104:16-30. doi: 10.1016/j.neures.2015.10.013. Epub 2015 Nov 10. Utilização de artigos científicos atualizados e relacionados aos conteúdos do componente curricular.

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