Ementa/Descrição: |
Bases filosóficas das teorias do aprendizado. Habituação, condicionamento clássico e operante. Sistemas de memória: sensorial, emocional, motora, de trabalho e memória de longo prazo. Plasticidade sináptica fisiológica e patológica. Mecanismos de modulação da comunicação neuronal: potenciação e depressão e de longa duração. Mecanismos plásticos do sistema nervoso central envolvidos na reabilitação neurológica. Mecanismos celulares de aquisição, manutenção, evocação e extinção das memórias. Modelos experimentais de reabilitação neurológica aplicados ao estudo do aprendizado e da memória e seus testes comportamentais. Distúrbios neurológicos e doenças neurodegenerativas que acometem o aprendizado e a memória com ênfase na reabilitação. |
Referências: |
Bear, Mark F., Connors, Barry W.,Paradiso, Michael A. Neurociencias: Desvendando o Sistema Nervoso. 3ª Ed. Editora ArtMed, 2008.
Kandel, Eric R.; Schwartz, J.H.; Jessel, T.M.; Princípios de Neurociências, 4º ed., São Paulo, Manole, 2003.
Gazzaniga, Michael S.; Ivry, R. B.; Magun, G.R.; Neurociência Cognitiva A biologia da mente, 2º ed., Porto Alegre, ArtMed, 2006.
Umphred, D.; Carlson, C.; Reabilitação neurológica prática, 1° ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2007.
Utilização de artigos científicos atualizados e relacionados aos conteúdos do componente curricular. |