Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 13 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE (15.67)
Código: MPEENSA0004
Nome: ANÁLISES DE DADOS APLICADAS AO ENSINO NA SAÚDE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Esta unidade apresenta os métodos para análises de dados quali e quantitativos mais frequentemente utilizados para pesquisa em Ensino na Saúde, permitindo ao aluno compreender e aplicar os principais testes estatísticos e descrição de dados qualitativos. Introdução à estatística descritiva. Medidas de tendência central e de dispersão de dados. Teoria da amostragem. Construção de bancos de dados para análise quantitativa e qualitativa. Introdução à estatística inferencial. Testes para comparação de médias para amostras independentes e pareadas. Testes para comparação de proporções. Testes de correlação. Instrumentos de medidas. COSMIN (COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments). Avaliação de validade (validade de conteúdo, de construto e de critério), confiabilidade (consistência interna, confiabilidade e erros de medida). Responsividade à mudança. Estratégias de análise de dados qualitativos, análise de Bardin e uso de softwares para apoio a análises textuais.
Referências: 1) Mokkink LB, Terww CB, DL Patrick, Alonso J, Straford PW, Knol DL et al. The COSMIN study reached international consensus of taxonomy, terminology, and definitions of measurement properties for health-related patient-report outcomes. J Clin Epidemiol 2010;63(7):734-45. 2) Scholtes VA, Terwee CB, Poolman RW. What makes an instrument valide and reliable? Injury 2010 doi:10.1016/j.injury.2010.11.042; 3) Petrie A; Sabin C. Medical Statistics at a Glance. 4ª ed. Wiley-Blackwell, 2020; 4) The Jamovi project (2022). jamovi. (Version 2.3) [Computer Software]. Retrieved from: http://www.jamovi.org. 5) Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ (http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais ); 6) OLIVEIRA, D.C. Análise de conteúdo temático-categorial: uma técnica maior nas pesquisas qualitativa. In: LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. (orgs.). Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá, 2015. p. 481-511; 7) SALVADOR, P.T.C.O. et al. Use of Software in Qualitative Health Research in Brazil: A Scoping Review. In: COSTA, A.P. et al. (ed.). Computer Supported Qualitative Research. Switzerland: Springer, 2018. p. 306-315.
Histórico de Pré-Requisitos
Expressão de Pré-Requisito Status Início da Vigência Fim da Vigência
( ( ESU0111 ) OU ( EEN0126 ) OU ( ESU0136 ) ) ATIVO 29/03/2017
( ( ESU0111 ) OU ( EEN0126 ) ) INATIVO 29/03/2017 08/01/2020
( ESU0111 OU EEN0126 ) INATIVO 29/03/2017 08/01/2020
( ESU0111 ) INATIVO 19/02/2016 29/03/2017

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