Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
CB - DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA (17.10) |
| Código: |
DBQ0038 |
| Nome: |
BIOQUÍMICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA |
| Carga Horária Teórica: |
60 h. |
| Carga Horária Prática: |
30 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
90 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
( DBQ0080 ) OU ( DBQ0008 )
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
3 |
| Ementa/Descrição: |
Com a disciplina de Bioquímica Aplicada ao exercício e ao Treinamento nos propomos a orientar os alunos de Educação Física a :
1-Conhecer e relacionar as estruturas químicas presentes nos seres vivos com suas funções e as reações metabólicas em que estas estruturas estão envolvidas;
2- Analisar fenômenos biológicos e as inter-relações metabólicas neles comprometidas.
3-Caracterizar homeostase metabólica identificando situações de seu rompimento bem como o impacto do exercício físico na sua manutenção.
4-Caracterizar os efeitos de suplementos nutricionais dentro do contexto da resposta aos treinamentos de força e de resistência, reconhecendo as interações gene-nutriente-exercício.
5-Reconhecer e caracterizar as respostas e adaptações metabólicas aos treinamentos de força e de resistência.
6-Entender e utilizar a metodologia científica;
7-Manipular as ferramentas tecnológicas atualmente disponíveis aplicadas à análise da resposta ao exercício e ao treinamento.
8-Identificar genes cuja expressão é alterada pelo treinamento físico analisando as bases moleculares das diferenças individuais na resposta ao exercício e treinamento.
9-Estabelecer correlação com as Disciplinas Afins do Curso Profissionalizante.
|
|
|