Ementa/Descrição: |
A disciplina tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de novos empreendedores em biociências, em especial na área de bioinformática. O estudante será estimulado a avaliar a situação do mercado de trabalho na área de bioinformática de acordo com a demanda regional e mundial, e identificar oportunidades para aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade de forma criativa e inovadora. Pretende-se que o aluno adquira visão crítica e os conhecimentos básicos necessários para iniciar empreendimentos no mercado de biociências. Durante a disciplina serão abordados os temas: O mercado de trabalho em biociências; conhecimentos acadêmicos x geração de produtos; como trabalhar em grupo; oportunidade de negócios em biociências; criatividade e visão empreendedora; formação e desenvolvimento de empreendedores; noções básicas de administração de empresas (planejamento, organização e controle); captação de recursos; inovação e proteção da propriedade intelectual; políticas e estratégias competitivas para os empreendimentos em biociências; sistemas de Inovação em biotecnologia: conhecimentos, tecnologias, atores, redes, ambiência, instituições importância da interação entre universidade e empresa (modelo da tríplice hélice); redes de pesquisa; pesquisa necessidades e ambiente; cases de sucesso e suas estruturas relacionais (parcerias estratégicas, redes, alianças, colaborações, fusões e aquisições); modelo de negócio (canvas) e introdução ao plano de negócio. |
Referências: |
1) Assad, A.L.D. e Aucélio, J. Biotecnologia no Brasil Esforços Recentes. In: Silveira, Assad e Dal Poz. Biotecnologia e Recursos Genéticos. Desafios e Oportunidades para o Brasil. Campinas: Instituto de Economia/FINEP, 2004. Paginas 33-47.
2) Biotech 2009: Life Sciences. Navigating the Sea Change. G. Steven Burrill. Burrill & Company, 2009.
3) Biotecnologia e Recursos Genéticos. Desafios e Oportunidades para o Brasil. Campinas: Instituto de Economia/FINEP, 2004. Paginas 17-32.
4) Business Model Generation Link: http://www.businessmodelgeneration.com.
5) Dornelas JC. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro-RJ: Campus, 2008.
6) Evans, Philip, Wurster, Thomas S., Blown to Bits How the new Economics of Information Transforms Strategy , Harvard Business School Press, 2000.
7) Friedman Y. Building Biotechnology: Starting, Managing, and Understanding Biotechnology Companies. 2ed ThinkBiotech, 2006.
8) Graça, M. e Avila, J. Financiando empresas de Biotecnologia: uma analise preliminar, CGEE, 2004. http://www.cgee.org.br/busca/ConsultaProdutoNcomTopo.php?f=1&idProduto=1611.
9) Judice, V. Vedovello, C. Biotechnology innovation system in Brazil an exploratory study. CGEE, 2007.
10) Maximiano A.C. Introdução à Administração, 7ed, Atlas, 2010.
11) OCDE. Manual de Oslo. Versão em Português disponível em http://www.finep.org.br.
12) Silveira, J. M. F. e Borges, I. C. Um Panorama da Biotecnologia Moderna. In: Silveira, Assad e Dal Poz. |