Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
| Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO - PPGD (16.23) |
| Código: |
PGD1000 |
| Nome: |
SEMINÁRIOS JUSFILOSÓFICOS AVANÇADOS INTEGRADOS |
| Carga Horária Teórica: |
30 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
30 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Método de Avaliação: |
CONCEITO |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Permite CH Compartilhada: |
Não |
| Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Legitimidade democrática e construção da autoridade política. Validade do consenso constitucional em sociedades democráticas plurais e complexas. Exercício da cidadania e modos de determinação do interesse público. |
| Referências: |
BAVARESCO A.-SCHMIDT E., SÉRGIO B. CHRISTINO. Metamorfose do Estado constitucional e a teoria hegeliana da constituição. Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 10 jul./dez. 2007.
-Coelho V. Shattan P. Coelho Nobre, Marcos (orgs.). Participação e deliberação. Teoria democrática e experiências institucionais no Brasil contemporâneo. Editora 34. São Paulo: 2004.
- Luís Roberto Barroso. Constituição, democracia e supremacia judicial: direito e política no Brasil contemporâneo (texto disponibilizado pelo autor).
- Pires, C. Democracia possível. Perspectiva Filosófica Vol. II nº 28 (Jul-Dez/2007) e 31 29 (Jul-Dez/2008).
- Vieira, Liszt. Cidadania e sociedade civil no espaço público democrático. Editora Record. Rio de Janeiro:1997. |
|
|
|
|
|
|