Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
| Unidade Responsável: |
DEPARTAMENTO DE DEMOGRAFIA E CIENCIAS ATUARIAIS (12.00.03) |
| Curso: |
CIÊNCIAS ATUARIAIS/CCET - NATAL - BACHARELADO |
| Código: |
ESA0013 |
| Nome: |
PESQUISA QUALITATIVA APLICADA AO ENSINO NA SAÚDE |
| Carga Horária Teórica: |
30 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
30 h. |
| Pré-Requisitos: |
( ( EST0094 OU DDA0004 ) E ( ATU0016 OU DDA0003 ) )
|
| Co-Requisitos: |
|
| Equivalências: |
( ATU0001 )
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Apresentar aspectos históricos e teóricos da abordagem metodológica qualitativa em ensino na saúde. Identificar técnicas e instrumentos qualitativos de pesquisa em saúde. Apresentar e
discutir formas de sistematização e análise de dados. Analisar criticamente experiências de pesquisa qualitativa em saúde.
1. OBJETIVOS
Promover o conhecimento e a capacidade de reflexão sobre a utilidade e a validade das abordagens qualitativas na pesquisa em educação na saúde e o reconhecimento da coerência entre a base epistemológica, objetivos, métodos e análise dos resultados da de pesquisa qualitativa.
Apresentar os referenciais teórico-metodológicos da abordagem qualitativa, que privilegiem os processos de significação no contexto da educação em saúde em diferentes populações humanas.
2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Considerações epistemológicas e metodológicas no desenho da pesquisa qualitativa. Delimitação de objetos de investigação em pesquisa qualitativa: os sentidos e os significados dos fenômenos em saúde.
O caráter exploratório dos estudos qualitativos. (Entrando no campo)
A coleta de dados em pesquisa qualitativa.
As técnicas de pesquisa qualitativa: entrevista, história de vida, observação participante e grupo focal.
Seleção das informações e organização dos dados. As categorias analíticas. A descrição dos dados e a composição do texto analítico. A elaboração das categorias de análise e a interpretação. |
|
|
|
|
|
|
|
|