Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (12.90)
Código: PPECM0021
Nome: TÓPICOS ESPECIAIS DE PESQUISA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Esta disciplina propõe discutir questões e temáticas de pesquisa atuais que sejam fundamentais para a formação do pesquisador na área de Ensino de Ciências e Matemática. Por exemplo, A educação em ciências através de tarefa de investigação (Inquiry Based Science Education).
Referências: Bybee, R. (2002). Scientific Inquiry, Student Learning, and the Science Curriculum. In R. W. Bybee (2002) (Ed.), Learning science and the science of learning (25-35). Arlington, VA: NSTA Press. Bybee, R. W. (2009). The BSCS 5E Instructional Model and 21st Century Skills. http://itsisu.concord.org/share/Bybee_21st_Century_Paper.pdf Galvão, C., Reis, P., Freire, A. M., & Oliveira, T. (2006). Avaliação de competências em ciências. Lisboa: Edições ASA. Grunwald, A. (2011). Responsible Innovation: Bringing together Technology Assessment, Applied Ethics, and STS research. Enterprise and Work Innovation Studies, 7, 9 - 31. http://www.itas.kit.edu/pub/v/2011/grun11c.pdf Lederman, N.G. (2006). Syntax of the nature of science within inquiry and science instruction. In L.B. Flick, & N.G. Lederman (Eds.), Scientific inquiry and nature of science. Implications for teaching, learning, and teacher education. Dordrecht: Springer. ME. (2008). Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores. http://www.crie.min-edu.pt/publico/web20/manual_web20-professores.pdf NSTA. BSCS 5E Instructional Model http://learningcenter.nsta.org/files/PB186X-4.pdf Owen, R., Macnaghten, P. & Stigoe, J. (2012). Responsible research and innovation: from science in society to science for society, with society. Science and Public Policy, 39(6), 751-760. Silva, B. & Carneiro, M. (2009). A Web 2.0 como ferramenta de aprendizagem no ensino de Ciências. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 5, 77 – 82. http://www.tise.cl/2009/tise_2009/pdf/10.pdf Sutcliffe, H. (2011). A report on on responsible research and innovation. http://ec.europa.eu/research/science-society/document_library/pdf_06/rri-report-hilary-sutcliffe_en.pdf

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