Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - FACISA (10.32.00.18)
Código: SCF0013
Nome: PESQUISA SOCIAL EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: As bases epistemológicas e metodológicas, oriundas de autores clássicos e contemporâneos das ciências sociais que fundamentam a prática do trabalho científico. O curso objetiva introduzir os alunos de pós-graduação nos caminhos e na construção da pesquisa social em saúde, refletindo sobre as teorias, métodos e técnicas de pesquisa e tratamento dos dados coletados. Serão abordadas as metodologias qualitativas e quantitativas aplicadas às pesquisas sociais em saúde.
Referências: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 6 ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 2002. BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 2 ed. São Paulo: HUCITEC, 1994. BOSI, Maria Lúcia Magalhães; MERCADO, Francisco Javier (orgs.). Pesquisa qualitativa em serviços de saúde. Petrópolis: Ed. Vozes, 2004. CROTTY, Michel. The foundations of social research: meaning and perspective in the research process. London: Sage, 2004. DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. (eds.). Handbook of qualitative research. 2 ed. Thousand Oaks: Sage, 2000. FLICK, Uwe. An introduction to qualitative research. 4 ed. London: Sage, 2009. GAY Y BLASCO, Paloma; WARDLE, Houn. How to read ethnography. London: Routledge, 2007. HAMMERSLEY, Martyn; ATKINSON, Paul. Etnografía: métodos de investigación. 2 ed. Barcelona: Paidós, 2009. HORTALE, Virginia Alonso et al. (orgs.). Pesquisa em saúde coletiva: fronteiras, objetos e métodos. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2013. MARION, Jonathan S; CROWDER, Jerome W. Visual research: a concise introduction to thinking visually. London: Bloomsbury, 2013. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11 ed. São Paulo: HUCITEC, 2008. MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira (orgs.). Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2013. O’REILLY, Karen. Ethnographic methods. 2 ed. London: Routledge, 2012. PRIOR, Lindsay. Using documents in social research. London: Sage, 2011. ROBBEN, Antonius C. G. M.; SLUKA, Jeffrey A. (eds). Ethnographic fieldwork: an anthropological reader. 2 ed. Malden: Wiley-Blackwell, 2012. SCHUCH, Patrice; VIEIRA, Miriam Steffen; PETERS, Roberta (orgs.). Experiências, dilemas e desafios do fazer etnográfico contemporâneo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. SKINNER, Jonathan (ed.). The interview: an ethnographic approach. London: Bloomsbury, 2014. TURATO, E. V. Tratado de metodologia da Pesquisa clínico-qualitativa : construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação na área da saúde e humanas. Petrópolis:Vozes: 2003.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao v4.13.8