Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - FACISA (10.32.00.18)
Código: SCF0011
Nome: METODOLOGIAS DE ENSINO PARA AS PROFISSÕES DA SAÚDE
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Processo ensino-aprendizagem. Currículo baseado no desenvolvimento de competências. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em saúde. Princípios da aprendizagem em adultos. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Aprendizagem baseada em problemas. Problematização. Avaliação do processo ensino-aprendizagem (OSCE, OSPE, MINI-CEX). Planejamento e execução da aula expositiva. Planejamento de curso (disciplina ou módulo). Integração ensino-serviço-comunidade. PET-SAÚDE e PRÓ-SAÚDE. Inserção precoce dos estudantes das profissões da saúde na Atenção Básica.
Referências: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2004. BORDENAVE, J. D.; PEREIRA. A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1993. LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1994. MAMEDE, S(Org.) et al. Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. São Paulo: Hucitec; Escola de Saúde Pública do Ceará, 2001. 231 p. MASETTO, M.T. (Org.) Docência na universidade. 9. ed. Campinas: Papirus, 2008. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez/UNESCO, 2001. 115 p. PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Saberes e competências em uma profissão complexa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2008. PINTO, Tiago Rocha; CIRYNO, Eliana Goldfarb. Profissionais de saúde como professores: tensões e potências nas práticas de ensino na atenção primária à saúde. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. TSUJI, Hissachi; SILVA, Rinaldo Henrique Aguilar da. Aprender e ensinar na escola vestida de branco: do modelo biomédico ao humanístico. São Paulo: Ed. Phorte, 2010.

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