Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA - FACISA (10.32.00.18)
Código: SCF0002
Nome: TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE COLETIVA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Processo de trabalho em geral. Trabalho em saúde. Reflexão crítica sobre o mundo do trabalho e a área de saúde. As transformações do trabalho na atualidade. Educação e Trabalho. Promoção à saúde no trabalho. O trabalho e a educação na determinação do processo saúde-doença. A educação, o trabalho e a saúde no contexto da nova ordem mundial: neoliberalismo, globalização e pós-modernidade.
Referências: ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e a negação do trabalho. 3.ed. São Paulo: Boitempo, 2000. BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde/Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em saúde. 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.p CECCIM, R. B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface. Comunic,Saude,Educ, v.9, n.16, p.161-77, set.2004/fev.2005. DEJOURS, C. Subjetividade, trabalho e ação. Revista Produção, v.14, n.3, 27-34, set./dez. 2004. FARIA, H. X.; ARAUJO, M. D. Uma perspectiva de análise sobre o processo de trabalho em saúde: produção do cuidado e produção de sujeitos. Saude soc., São Paulo, v. 19, n. 2, jun. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902010000200018&lng=pt&nrm=iso>. FERRAZ, F.; et al. Educação permanente no trabalho como um processo educativo e cuidativo do sujeito-cuidador. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 344-350, 2006. FREIRE P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33.ed. São Paulo: Paz e Terra; 2008. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. LUZ, M. Prometeu acorrentado: análise sociológica da categoria produtividade e as condições atuais da vida acadêmica. Physis: Revista de Saúde Coletiva.v.15, n.1, 2005. MÉSZAROS, Itsván. A educação para além d capital. São Paulo: Boitempo, 2005. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2001. SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós- modernidade. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2013. SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007.

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