Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
| Unidade Responsável: |
ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE (11.32.29) |
| Curso: |
MEDICINA/EMCM/RN - CAICÓ - BACHARELADO |
| Código: |
MDM4008 |
| Nome: |
DIARREIAS, VÔMITOS E ICTERÍCIA - EIXO TUTORIAL |
| Carga Horária Teórica: |
40 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
40 h. |
| Pré-Requisitos: |
|
| Co-Requisitos: |
( MDM4009 )
|
| Equivalências: |
( DMI0014 )
|
| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Horário Flexível da Turma: |
Sim |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Possui Subturmas: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Componente curricular desenvolvido de forma integrada ao componente DIARREIAS, VÔMITOS E ICTERÍCIA-EIXO HABILIDADES E COMUNIDADE, por meio de sessões tutoriais utilizando a metodologia PBL (Problem Based Learning) e conferências sobre os seguintes conteúdos: Morfofisiologia hepatobiliar; Metabolismo de bilirrubinas e sua relação com os tipos de icterícia; Epidemiologia, fisiopatologia, evolução clínica, diagnóstico, manejo terapêutico e medidas profiláticas de doenças/síndromes relacionadas a quadros ictéricos; Fisiologia do Vômito; Epidemiologia, fisiopatologia, evolução clínica, diagnóstico, manejo terapêutico e medidas cirúrgicas para doenças/síndromes relacionadas a quadros de vômitos; Epidemiologia, fisiopatologia, evolução clínica, diagnóstico e tratamento da síndrome dispéptica e da doença do refluxo gastroesofágico; Epidemiologia, fisiopatologia, evolução clínica, diagnóstico, manejo terapêutico e medidas profiláticas de doenças/síndromes relacionadas a quadros diarreicos (agudos e crônicos); Desequilíbrios hidroeletrolíticos/acidobásicos. Modulação de doenças inflamatórias intestinais pelos aspectos emocionais. |
|
|
|
|
|
|
|
|