Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 21 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA NO NORDESTE (15.00.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA/RENASF - NATAL
Código: NSF0019
Nome: SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO IV
Carga Horária Teórica: 22 h.
Carga Horária Prática: 8 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Este módulo tem como objetivos acompanhar as atividades de experiências de aprendizagem desenvolvidas no Mestrado Profissional de Saúde da Família desde a inserção do discente no curso e desenvolvimento do projeto de investigação ou intervenção, como requisito parcial para a obtenção do titulo de mestre por meio da elaboração e apresentação pública do Trabalho de Conclusão do Mestrado (TCM). O módulo seminário de acompanhamento está dividido em 4 momentos, a saber: imersão nos processos didático do curso, objetivos e estratégias de ensino; elaboração do projeto de pesquisa, apresentação e discussão entre pares e convidados; qualificação dos projetos de pesquisa/monitoramento das etapas desenvolvidas; apresentação dos resultados parciais da pesquisa; oficina de elaboração de resumos para participação em eventos e produção de artigos científicos.
Referências: ECO, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1989. ECO, U. Interpretação e Superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 2012. FONTANELLA, B. J. B., MAGDALENO JÚNIOR, R. Saturação teórica em pesquisas qualitativas: contribuições psicanalíticas. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 17, n. 1, p. 63-71, jan./mar. 2012. GOMES, R. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa, 2014. HORTALE, V. et al. Pesquisa em Saúde Coletiva: Fronteiras, objetos e métodos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. MARCONI, MA., LAKATOS, EM. Fundamentos de Metodologia científica. 6a ed. São Paulo: Atlas, 2005. SQUARISI, D., SALVADOR, A. A arte de escrever bem. São Paulo: Contexto, 2005. TOMASI, NGS.,YAMAMOTO, RM. Metodologia da pesquisa em saúde: Fundamentos essenciais. Curitiba: As autoras, 1999. VICTORA, CG., KNAUTH, DR., HASSEN, MA. Pesquisa Qualitativa em Saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000.

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