Dados Gerais do Componente Curricular
| Tipo do Componente Curricular: |
MÓDULO |
| Unidade Responsável: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA (17.19) |
| Código: |
DFS2125 |
| Nome: |
ECOLOGIA SENSORIAL |
| Carga Horária Teórica: |
60 h. |
| Carga Horária Prática: |
0 h. |
| Carga Horária de Ead: |
0 h. |
| Carga Horária Total: |
60 h. |
| Pré-Requisitos: |
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| Co-Requisitos: |
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| Equivalências: |
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| Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
| Matriculável On-Line: |
Sim |
| Método de Avaliação: |
CONCEITO |
| Horário Flexível da Turma: |
Não |
| Horário Flexível do Docente: |
Sim |
| Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
| Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
| Necessita de Orientador: |
Não |
| Exige Horário: |
Sim |
| Permite CH Compartilhada: |
Não |
| Permite Múltiplas Aprovações: |
Não |
| Quantidade de Avaliações: |
1 |
| Ementa/Descrição: |
Introdução ao estudo da ecologia sensorial. Evolução da comunicação animal. Produção dos sinais visuais, acústicos, químicos e elétricos. Análise da propagação e modificação da informação sensorial pelo ambiente natural. Comparação da recepção da informação sensorial por diferentes grupos animais. Levantamento das adaptações sensoriais a diferentes habitats e modos de vida. Evolução dos sistemas sensoriais. Trade-offs e custos da sinalização. Trapaça e honestidade dos sinais. |
| Referências: |
Bradbury JW & Vehremcamp SL (1998) Principles of Animal Communication. Sinauer Associates. 882 p.;
Barth FG & Schmid A (2001) Ecology of Sensing. Springer-Verlag. 341 p.;
Dusenbery DB (1992) Sensory Ecology: How Organisms Acquire and Respond to Information. WH Freeman. 558 p.;
Smith CUM (2000) Biology of Sensory Systems. Wiley. 445 p.;
Stevens M (2013) Sensory Ecology, Behaviour, & Evolution. Oxford. 247 p.
Lythgoe JN (1980) The Ecology of Vision. Oxford University Press. 270 p.;
Ali MA & Klyne MA (1985) Vision in Vertebrates. Plenum Publishing Corporation 272 p.;
Artigos científicos.
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