Referências: |
ALVES-MAZOTTI, A. J.; e GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e
sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa, 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
BELL, J. Como realizar um projeto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências
sociais e da educação. Lisboa: Gradiva, 1997.
CERVO, A. L.; SILVA, R.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 6ª Ed., São Paulo: Pearson Education, 2007.
ECO, U. Como se faz uma Tese. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1989.
FURIÓ, C. J. & GIL PEREZ, D. La didáctica de Ciencias en la formación inicial del
professorado: una orientación y un programa teóricamente fundamentados. Enseñanza de las
Ciencias, 7 (3), 257-265, 1989.
GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora
Alínea, 2001.
LAVILLE, C. & DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em
ciências humanas. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.; Belo Horizonte: Editora
UFMG, 1999.
LÜDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São
Paulo: EPU, 1986.
MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. Educação e Pesquisa, v.30, n.2, 289-300, 2004.
MOREIRA, M. A. Pesquisa em Ensino: aspectos metodológicos e referenciais teóricos. São
Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1990.
NARDI, R. (Org.) Pesquisas no ensino de física. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.
PUNTAMBEKAR, S., GOLDSTEIN, J. Effect of visual representation of the conceptual structure of the domain on science learning and navigation in a hypertext environment. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, v. 16, n. 4, 429-459, 2007.
SCHEPMANN, H.G., HUGHES, L.A. Chemical Research Writing: A Preparatory Course for Student Capstone Research. Jounal of Chemical Education., v.83, n.7, 1024, 2006.
SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. Importância, sentido e contribuições de pesquisa
para o ensino de Química. Química Nova na Escola, n. 1, maio 1995.
SERRANO, G. P. Investigación cualitativa: Retos e Interrogantes, II Técnicas y análisis de
datos. Madrid: Editorial La Muralla, 1994.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho Científico. 23ª Ed., São Paulo: Cortez Editora, 2007.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A pesquisa no cotidiano escolar. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2000.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, SariKnopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos, Telmo Mourinho Baptista. [S.l.] Porto Editora, 1994.
BOOTH, Wayne; COLOMB, Gregory; WILLIAMS, Joseph. A arte da pesquisa. Tradução: Henrique A. Rego Monteiro. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CARVALHO, Rozicleide Bezerra de; OLIVEIRA, Rosalba Lopes de; SILVA, Márcia Gorette Lima da; BARROS, Waleska Isabelle Tomaz dos S.. Caracterização dos Produtos das Dissertações em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN,Brasil. Disponível em <https://www.google.com.br/#q=Caracteriza%C3%A7%C3%A3o+dos+Produtos+das+Disserta%C3%A7%C3%B5es+em+Ensino+de+Ci%C3%AAncias+Naturais+e+Matem%C3%A1tica+da+UFRN%2C+Brasil> Acesso 12 jan.2014.
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
FAZENDA, Ivani C. A. Dificuldades comuns entre os que pesquisam educação. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2000.
FERNANDES, Rebeca Chiacchio Azevedo; MEGID NETO, Jorge. Modelos educacionais em 30 pesquisas sobre práticas pedagógicas no ensino de ciências nos anos inicias da escolarização. Investigações em Ensino de Ciências,17(3), p. 641-662, 2012. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID309/v17_n3_a2012.pdf>.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados,2006.
GRECA, Ileana Maria. Discutindo aspectos metodológicos da pesquisa em ensino de Ciências: algumas questões para refletir. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2(1)73-82, 2002.
LATINI ,Rose Mary; OLIVEIRA, Luiza Rodrigues de; ANJOS, Maylta Brandão dos; CARVALHO, Ruth Helena de Souza Britto Ferreira de. Análise dos produtos de um mestrado profissional da área de ensino de Ciências e Matemática. Ensino, Saúde e Ambiente V4 (2), pp. 45-57, ago. 2011.
LAVILLE, Christian ; DIONNE, Jean. A Construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINAYO, Maria Cecília de Sousa. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MOREIRA, Marco Antônio. Pesquisa em ensino: métodos qualitativos e quantitativos. s/ed. Porto Alegre: 2009.
MORTIMER, Eduardo F.; SCOTT, Phil. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências V7(3), pp. 283-306, 2002.
NORONHA, Olinda Maria. Pesquisa participante: repondo questões teórico-metodológicas. In: FAZENDA, Ivani C. A. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2000.
OSTERMANN, Fernanda. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de Ciências e Matemática: uma reflexão sobre os mestrados profissionais. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 1: p. 66-80, abr. 2009.
PESCUMA, Derna; CASTILHO, Antônio Paulo de. Projeto de pesquisa: o que é? Como fazer? São Paulo: Olho dágua, 2005.
ROSA, Maria Vírginia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombro. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismo para validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
ROSA, Pulo Ricardo da Silva. Um curso de metodologia da pesquisa em ensino de Ciências. UFMS: Campo Grande, 2010.
SANTOS, Boaventura de S. Um discurso sobre as ciências. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo Cortez, 2000.
VASCONCELOS, S. M. R. O plágio na comunidade científica: questões culturais e linguísticas. Ciência e Cultura, v.59, n.3, 4-5, 2007.
XAVIER, Antonio Carlos dos Santos. Como se faz um texto: a construção da dissertação argumentativa. Catanduva, SP: Respel, 2006. |