Referências: |
BITTENCOURT, Circe. Livro didático e conhecimento histórico: uma História do saber escolar. São Paulo: Loyola, 1990. _____. Pátria,
civilização e trabalho. O ensino de história nas escolas paulistas (1917-1939). São Paulo: s/e, 1988. _____. O saber histórico na sala de aula.
São Paulo: Contexto, 2001.
CEZAR, Temístocles, Lição sobre a escrita da História. Historiografia e nação no Brasil do século XIX, Diálogos. Maringá, (8):11-29, 2004.
FERREIRA, Marieta de Moraes. O Ensino de História na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Manguinhos - História,
Ciências, Saúde, Rio de Janeiro, 19(2), abril-junho 2012.
FONSECA, Thaís Nívia de Lima. História e Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
GONCALVES, Marcia de Almeida et alii. Qual o valor da história hoje? Rio de Janeiro: FGV, 2012.
JOUTARD, Phillippe. Lenseignement de lhistoire. In: BÉDARIDA, François (org.). Lhistoire et le métier dhistorien en France 1945-1995. Paris:
Éditions de la Maison des sciences de lhomme, 1995, p. 45-55.
MATTOS, Ilmar Rohloff de (org.). Histórias do ensino de História do Brasil. Rio de Janeiro: Access, 1998. MONTEIRO, Ana Maria. Professores
de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro, Mauad, 2007.
NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: Trajetória e perspectivas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 163-174, set.
92/ago.93.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O direito ao passado. Uma discussão necessária à formação do |