Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 04 de Novembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Código: ENF3026
Nome: RELAÇÕES INTERPESSOAIS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A gênese e a dinâmica das relações interpessoais, a influência de ser consigo e com o outro. Dinâmica de comunicação em grupo aplicável nos serviços de saúde, desenvolvimento, manutenção e equilíbrio no cotidiano do comportamento humano. Técnicas de sensibilização, facilitando a adoção de medidas que possam assegurar o relacionamento interpessoal como instrumento de qualidade de vida.
Referências: BRASIL. Acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde. Brasília, 2004. CASTRO, R.B.R., SILVA, M.J.P. A comunicação não-verbal nas interações enfermeiro-usuário em atendimentos de saúde mental. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.9, n.1, p. 80-87, janeiro 2001. COSTA, W.S. Humanização, relacionamento interpessoal e ética. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 17-21, jan./mar. 2004. FEKETE, M. C. Estudo da acessibilidade na avaliação dos serviços de saúde. Texto de Apoio da Unidade I. Projeto GERUS, 1996. FUREGATO, A.R.F., SILVA, E.C. A doença mental vivida por um paciente psiquiátrico: suas percepções. Escola de Enfermagem Anna Nery, v. 4, n.10, p.652-659, 2006. LEITÃO, S.P., FORTUNATO, G., FREITAS, A.S. Relacionamentos interpessoais e emoções nas organizações: uma visão biológica. RAP, Rio de Janeiro, v.40, n.5, p883-907, set. /out. 2006. MENDES, C.S., SILVA, M.M.M., BULHÓES, D.M.S. Relacionamento interpessoal como fator propulsor para a qualidade de vida no trabalho: um estudo na fundação de apoio à Universidade Federal de Pernambuco – FADE/UFPE. SIQUEIRA, M.M., WATANABE, F.S., VENTOLA, A. Desgaste físico e mental de auxiliares de enfermagem: uma análise sob o enfoque gerencial. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v.3, n.1, p. 45-57, janeiro 1995. TAVARES, C.M.M. A interdisciplinaridade como requisito para a formação da enfermeira psiquiátrica na perspectiva da atenção psicossocial. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v.14, n.3, jul. /set. 2005. TRENTINI, M., BELTRAME, V. Relações humanizadas na assistência às pessoas com diabetes mellitus. Acta Scientiarum. Health Sciences, Maringá, v. 26, n. 2, p. 261-269, 2004. WAIDAMAN, M.A.P., Elsen, I., Marcon, S.S. Possibilidades e limites da teoria de Joyce Travelbee para a construção de uma metodologia de cuidado à família. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 8, n. 2, p. 282-291, 2006.

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