Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 23 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGIC (16.29)
Código: GIC0008
Nome: INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS E COMPETITIVA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGCI0015 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A empresa como um sistema complexo de transformação. O papel da informação dentro dos diferentes níveis da empresa. Fundamentos, teorias, métodos e técnicas associadas à Inteligência de Negócios. Fundamentos, teorias, métodos e técnicas associadas à Inteligência Competitiva. Relação entre os resultados da Inteligência de Negócios e Inteligência Competitiva com o planejamento estratégico e implantação de programas de inovação nas empresas. Projeto de implantação de Inteligência de Negócios ou Inteligência Competitiva em uma empresa.
Referências: BARBIERI, Carlos. BIBusiness IntelligenceModelagem & Tecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001. CHAUDHURI,S. ; DAYAL, U.; NARASAYYA, V. Na Overview of Business Intelligence Techonology. In: Communications of the ACM, v. 54, n. 8, Aug. 2011. EFRAIM, T. et al. Business Intelligence - Um Enfoque Gerencial Para a Inteligência do Negócio. Porto Alegre: Bookman, 2009. FLEISHER, Craig S.; BENSOUSSAN, Babette E. Business and Competitive Analysis: effective application of new and classic methods. Upper Saddle River: FT Press, 2007. GIA - GLOBAL INTELLIGENCE ALLIANCE (2004). Measuring the Benefits of Competitive Intelligence. GIA White Paper, n. 3/2004. Disponível em: http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/all Acessado em: 1/4/2014. GIA - GLOBAL INTELLIGENCE ALLIANCE (2005). Developing an intelligence system. GIA White Paper, n. 1/2005 Disponível em: http://www.globalintelligence.com/insights-analysis/white-papers/all Acessado em:: 1/4/2014. HORAKOVA, Marketa; SKALSKA, Hana. Business Intelligence and Implementation in a Small Enterprise. In: Journal of Systems Integration, 2013/2. LUFTMAN, J.N.; LEWIS, P.R; OLDACH, S.H. Transforming the enterprise: the alignment of business and information technology strategies. IBM Systems Journal, v. 32, n.1, p.198-221, 1993. PETRINI, M.; POZZEBON, M.; FREITAS, M. T. Qual é o Papel da Inteligência de Negócios (BI) nos Países em Desenvolvimento? Um Panorama das Empresas Brasileiras. In: Anais do 28º Encontro da ENANPAD, Curitiba - PR, setembro de 2004. QUONIAM, Luc (ed). Competitive Intelligence 2.0: Organization, Innovation and Territory. London: Wiley-ISTE. STAREC, Claudio (org.). Gestão da Informação, Inovação e Inteligência Competitiva. São Paulo: Saraiva, 2012. TARAPANOFF, Kira (org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora UnB, 2001. 344p. THE CONFERENCE BOARD COUNCIL ON COMPETITIVE INTELLIGENCE (2011). Competitive Intelligence: a critical tool for innovation. New York: The Conference Board.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGCI0015 - INTELIGÊNCIA PARA NEGÓCIOS E COMPETITIVA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGCI0015 ) ATIVO 28/07/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.13.8