Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO - PPGIC (16.29)
Código: GIC0005
Nome: ESTUDO DO COMPORTAMENTO INFORMACIONAL
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: ( PPGCI0009 )
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Necessidade, busca e uso da informação no contexto organizacional. Modelos de comportamentos em relação à informação. A influência da cultura organizacional no comportamento informacional. O comportamento informacional frente às tecnologias da informação e comunicação. Competências para o uso da informação e do conhecimento para orientar a tomada de decisão.
Referências: ALBUQUERQUE, Ednaldo Maciel; OLIVEIRA, Denise de Fátima dos Santos; RAMALHO, Francisca Arruda. Necessidades e usos de informação: um estudo com os médicos das Unidades de Saúde da Família, do Distrito Sanitário V, da cidade de João Pessoa PB. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v.19, n.2, p.119-134, maio/ago. 2009. ALVES, Alessandra; BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Influências e barreiras ao compartilhamento da informação: uma perspectiva teórica. Ci. Inf., Brasília, DF, v. 39 n. 2, p.115-128, maio/ago., 2010 BAPTISTA, Sofia Galvão; CUNHA, Murilo Bastos da. Estudo de usuários: visão global dos métodos de coleta de dados. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 12, n. 2, 2007. p. 168-184. CARVALHO, Andréa V.; DINIZ, Isabel C. dos S.; MEDEIROS, João Bosco Medeiros. Estudo de usuários em bibliotecas públicas e universitárias: em foco as dissertações defendidas no CMCI/UFPB. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v.12, n.2, 2002. CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman. Gestão do comportamento informacional apoiada na cultura organizacional e em modelos mentais. Marília: Universidade Estadual Paulista. Dissertação. (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação), 2010. CAVALCANTE, Luciane de F. Beckman; VALENTIM, Maria Lígia Pomim. Relações entre modelos mentais e comportamento informacional. In: VALENTIM, Marta (Org.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 282p. p.157-169. COSTA, Luciana Ferreira da; RAMALHO, Francisca Arruda. A usabilidade nos estudos de uso da informação: em cena usuários e sistemas interativos de informação. Perspectiva em Ciência da Informação, v. 15, n.1, p.92-117, jan./abr. 2010. FREIRE, Gustavo Henrique. Construindo relações horizontais na internet: estudo de usuários on-line. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 14, n. 2, p. 217-235, jul./dez. 2004. GONZÁLEZ TERUEL, Aurora. Los estudios de necesidades y usos de información: fundamentos y perspectivas actuales. Gijón: Trea, 2005. GONZÁLEZ TERUEL, Aurora; CERREJÓN MAITE, Barrios. Métodos y técnicas para La investigación del comportamiento informacional: fundamentos y nuevos desarrollos. Gijón: TREA, 2012. MATTA, Rodrigo Octávio Beton; SILVA, Helen de Castro. Em busca de um modelo de comportamento informacional de usuários de informação financeira pessoal. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informaçao - ENANCIB, Rio de Janeiro, 25 a 28 de outubro de 2010. Anais..., Rio de Janeiro, 2010. MORAES, Cássia Regina Bassan de; FADEL, Bárbara. A interface entre o comportamento organizacional e o informacional. In: VALENTIM, Marta (Org.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 282p. p.55-69. PEREIRA, Frederico César Mafra. Necessidades e usos da informação: a influência dos fatores cognitivos, emocionais e situacionais no comportamento informacional de gerentes. Perspectivas em Ciência da Informação, v.15, n.3, p.176-194, set./dez. 2010. SANTANA, Jaciane Freire. Diretrizes para o estudo e desenvolvimento da competência informacional dos docentes universitários. Recife: Universidade Federal de Pernambuco. Dissertação. (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação), 2013. TEIXEIRA, Robson da Silva. Estudo de usuários na biblioteca de um laboratório farmacêutico: relato de experiência. Perspectivas em ciência da informação, Belo Horizonte, v.9 n.2, p. 208-217, jul./dez. 2004. WILSON, Tom D. Tendencias recientes en los estudios de usuarios: investigación acción y métodos cualitativos. Información, Cultura y Sociedad, n. 8, p. 9-38, 2003.
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
PPGCI0009 - ESTUDO DO COMPORTAMENTO E DAS PRÁTICAS INFORMACIONAIS
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
( PPGCI0009 ) ATIVO 28/07/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.15.8