Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
CCS - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM (15.12) |
Curso: |
ENFERMAGEM/CCS - NATAL - BACHARELADO |
Código: |
ENF0048 |
Nome: |
INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM EM GERONTOLOGIA |
Carga Horária Teórica: |
60 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
( ENF6002 ) OU ( ENF0058 ) OU ( ENF0045 ) OU ( ENF7009 )
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Co-Requisitos: |
( ENF0060 ) OU ( ENF7007 )
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Equivalências: |
( ENF0102 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
studa a velhice e sua diversidade histórica no mundo,o desengajamento e inserção social dos velhos; o processo de envelhecimento da sociedade brasileira e os seusdeterminantes; A transição demográfica e epidemiológica e o seu impacto social.Aspectos históricos e sociais e, as teorias do envelhecimento humano; Políticas Sociais e de Saúde no envelhecimento; Gênero e Violência. Alterações físicas e fisiológicas e a fragilidade senil.Promoção da saúde e qualidade de vida. Práticas Integrativas e complementares em saúde para o idoso; Processo Saúde doença:condições crônicasde saúde e problemas comuns no envelhecimento: doenças crônicas, demências e as insuficiências próprias da senilidade. Atenção à saúde da pessoa idosa: modelos de intervenção em saúde da população idosa: clínico, epidemiológico e misto. Intervenções de Enfermagem geriátrica e gerontológica. Avaliação multidimensional da Pessoa Idosa. Programas e Tecnologias na assistência e cuidados ao idoso e sua família: na comunidade, rede de apoio social e institucional a pessoa idosa.Gerenciamento do Cuidado da Pessoa Idosa; Cuidados e apoio na fase da terminalidade da vida. |
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