Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA NO NORDESTE (15.00.01)
Curso: MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA/RENASF - NATAL
Código: NSFOO18
Nome: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Carga Horária Teórica: 32 h.
Carga Horária Prática: 8 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 40 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Etapas do desenvolvimento de projetos de pesquisa e intervenção; os aspectos éticos em pesquisas; características e limitações das abordagens quantitativas e qualitativas; desenhos de estudos, técnicas para a busca de referências em bases bibliográficas eletrônicas; técnicas e instrumentos de coleta de dados; técnicas de análise de dados quantitativos e qualitativos.
Referências: ARAUJO, LZS. Aspectos éticos da pesquisa científica. Pesqui. Odontol. Bras., São Paulo, v. 17 (Supl 1), p. 57-63, mai. 2003. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Porto: Edições 70, 2004. BECKER, H. Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução 466/12. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, 2012. Publicada no DOU nº 12, quinta-feira, 13 de junho de 2013, Seção 1, Página 59. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Política nacional de ciência, tecnologia e inovação em saúde. 2 ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008. 44 p. (Série B. Textos Básicos em Saúde). BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Agenda nacional de prioridades de pesquisa em saúde. 2 ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008. 68 p. (Série B. Textos Básicos em Saúde). BRÜGGEMANN, O. M.; PARPINELLI, M. A. Utilizando as abordagens quantitativa e qualitativa na produção do conhecimento. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 42, n. 3, p. 563-68, set. 2008. BVS. Sobre o DeCS. Disponível em: http://decs.bvs.br/P/decsweb2012.htm. BVS. Tutorial. Disponível em: http://pesquisa.bvsalud.org/regional/local/tutorial/pt/BuscaIntegrada_pt.html CAPRA, F. O ponto de mutação. 26 reimpr. São Paulo: CULTRIX, 2006. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa cientifica: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. DAVID, E. G. Pesquisa no mundo real. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2012. ELSEVIER. Guia do Usuário do SciVerse Scopus. Disponível em: http://www.americalatina.elsevier.com/corporate/material_apoio/2011/2508%20SciVerse%20Scopus%20User%20Guide_PTB.pdf ECO, U. Como se faz uma tese. 21 ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. Metodologia do Trabalho Científico Caderno do Mestrando 47 GATTI, B. A. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005. (Série Pesquisa em Educação 10). GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987. GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 2, p. 201-10, maio/ago. 2006. GUILHEM, D.; ZICKER, F. Ética na Pesquisa em Saúde: avanços e desafios. Brasília: Letras Livres, Editora UnB, 2007. HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1992. HENRIQUES, C. C; SIMÕES, D. M. P. (Orgs.). A redação de Trabalhos Acadêmicos. Teoria e Prática. 4 ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. KOCH, IV. O texto e a Construção dos Sentidos. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2007. HORTALE, A. H.; MOREIRA, C. O. F.; BODSTEIN, R. C. A.; RAMOS, C. L. Pesquisa em saúde Coletiva: fronteiras, objetos e métodos. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2010. KULKARNI, A. V.; AZIZ, B.; SHAMS, I.; BUSSE, J. W. Comparisons of citations in Web of Science, Scopus, and Google Scholar for articles published in general medical journals. JAMA. v. 302, n.10, p. 1092-6, Sep. 2009. LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo. LAVILLE, C., DIONNE, J. A construção do Saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Capítulo 3. Porto Alegre: Editora UFMG; 1999. LEOPARDI, M. T. Metodologia da Pesquisa na Saúde. Santa Maria: Pallotti, 2001. Cap. 7, p.187-209. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens; técnicas de pesquisa e elaboração, análise e interpretação de dados. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. MARINS, J. J. N.; REGO, S.; LAMPERT, J. B.; ARAÚJO, J. G. C. (Orgs). Educação médica em transformação para a construção de novas realidades. São Paulo: Hucitec, 2004. MEHRY, E. E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec, 2007. MEHRY, E. E.; CHAKKOUR, M.; STÉFANO, E.; STÉFANO, M. E.; SANTOS, C. M.; RODRÍGUEZ, R. A. Em busca de ferramentas analisadoras das tecnologias em saúde: a informação e o dia a dia de um serviço, interrogando e gerindo trabalho em Metodologia do Trabalho Científico em saúde. In: MERHY, E. E.; ONOCKO, R. (Orgs.). Agir em saúde: um desafio para o público. São Paulo: Hucitec, 2006. MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005. MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 3 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MORIN, E. Ciência com Consciência. 4 Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 Ed. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000. NOGUEIRA-MARTINS, M. C. F.; BÓGUS, C. M. Considerações sobre a metodologia qualitativa como recurso para o estudo das ações de humanização em saúde. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 44-57, set/dez. 2004. POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5 Ed. Porto Alegre: Artmed. 2004. POUPART, J.; DESLARIERS, J. P.; GROULX, L. H.; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, A. P. A Pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. PUBMED Tutorial. Disponível em: http://www.nlm.nih.gov/bsd/disted/pubmedtutorial/010_020.html; http://nnlm.gov/training/resources/pmtri.pdf SILVA, J. V. et al (Orgs.). Bioética: meio ambiente, saúde e pesquisa. São Paulo: látria, 2006. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2002. 107p. VICTORA, C. G.; KNAUTH, D. R.; HASSEN, M. N. A. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000. TURATO, E. R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Revista de Saúde Pública. 2005. V. 39, n. 3. P. 507-514. WEB OF SCIENCE. Quick Reference Guide. Disponível em: http://thomsonreuters.com/content/science/pdf/ssr/training/wok5_wos_qrc_pt.pdf

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.15.8