Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES (18.31)
Código: GEOPROF0017
Nome: GEOGRAFIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Raça, nação e povo nas diferentes escolas geográficas. Identidade, desigualdade e território. Racismo e xenofobismo. O diálogo interétnico e as migrações contemporâneas. A influência dos povos indígenas, africanos, europeus e asiáticos na formação e desenvolvimento do território brasileiro. As práticas afrodescendentes e indígenas no território brasileiro. As políticas públicas e as questões étnico-raciais. Territórios etnicamente diferenciados: quilombolas e indígenas.
Referências: ALMEIDA, M. G. de & RATTS, A. J. P (Org.). Geografia: leituras culturais. Goiânia: Alternativa, 2003. ANJOS, R. S. A. A utilização dos recursos da cartografia conduzida para uma África desmistificada. Revista Humanidades. Brasília: UnB, 1989. AZEVÊDO, E. Raça, conceito e padrão. São Paulo: Ática,1990. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. ________. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/ SEF, 1997. CLAVAL, P. A geografia cultural. Florianópolis: Editora UFSC, 1999. DENNING, M. A cultura na era dos três mundos. São Paulo: Francis, 2005. HARISON, L.; HUNTINGTON, S. (Org.) A cultura importa: os valores que definem o progresso humano. São Paulo: Editora Record, 2002. GREGORY, Derek et al. Geografia humana: sociedade, espaço e ciência social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996. MUNANGA, Kabengele. Negritude. Usos e sentidos. São Paulo: Ática, 1996. ROSENDHAL, Z.; CORRÊA, R. L. (Org.). Matrizes da geografia cultural. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001. ______. Introdução à geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2003. STUART, H. Identidade cultural na pós-modernidade. São Paulo: Empório do Livro, 2005. VALENTE, A. L. E. F. Ser negro no Brasil hoje. São Paulo: Moderna, 1998.

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