Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES (18.31)
Código: GEOPROF0014
Nome: TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E ENSINO DE GEOGRAFIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A sociedade informacional: acesso, difusão e influência das técnicas e das tecnologias evidenciando aspectos sociais e culturais. O papel educativo dos meios de comunicação. Multimídia na educação: características, vantagens, desvantagens e formas de aplicação. As TICs e o Ensino de Geografia.
Referências: ALMEIDA, R. D. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011. ARETIO, G. L. La educación a distancia: de la teoria a la práctica. Barcelona. Ed. Ariel, 2001. BARRETO, R. G. Formação de professores, tecnologias e linguagens. São Paulo: Loyola, 2012. CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. KELLNER, D. A cultura da mídia, estudos culturais: identidade e politica entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001. LEÃO, V. de P.; LEÃO I.de C. O ensino de geografia e mídia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008. LEVY, P. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1992. _____. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010. MORAN, J. M.; MASETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2006. SANCHO, J. M. et al. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 2005. SOMMER, L. H.; BUJES, M. I. E. (Org.). Educação e cultura contemporânea: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. Canoas: ULBRA, 2006.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao v4.12.21