Ementa/Descrição: |
O ensino de geografia e a produção e/ou uso de material didático, considerando múltiplas linguagens: livro, jornal, revista, TV, vídeo, filme, bancos de dados digitais, mapas digitais e softwares educativos. |
Referências: |
AGUIAR, J. S. Educação inclusiva: jogos para o ensino de conceitos. Campinas: Papirus,2013.
ALBUQUERQUE, M. A. M. de; FERREIRA, J. A. DE S. (Org.). Formação, pesquisas e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: 2013.
ANTUNES, C. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 2000.
ASARI, A. Y.; ANTONELLO, I.; TSUKAMOTO, R. Y. Múltiplas geografias: ensino-pesquisa-reflexão. Londrina: Ed. Humanidades, 2004
FIORENTINI, L. M. R.; MORAES, R. de A. (Org.). Linguagens e interatividade na educação a distância. Rio de Janeiro: DP&A, 2003
GUTIERREZ, F.; PRIETO, D. A mediação pedagógica: educação à distância alternativa. Tradução de Edilberto M. Sena e Carlos Eduardo Cortés. Campinas, SP: Papirus, 1994.
LEÃO, V. de P.; LEÃO I.de C. O ensino de geografia e mídia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008.
LISBOA, M. Jogos para uma aprendizagem significativa : com música, teatro, artes visuais e movimentos: valorizando as múltiplas inteligências. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2013.
NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
PORTUGAL, J. F.; CHAIGAR, V. A. M. Cartografia, cinema, literatura e outras linguagens no ensino de geografia. Curitiba: Editora CRV, 2012.
TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; HOLGADO, F. L. (Org.). Ensino da Geografia e da História: saberes e fazeres na contemporaneidade. Porto Alegre: UFRGS, 2013.
|