Referências: |
ANTUNES, C. Geografia e didática. Petrópolis: Vozes, 2010.
CAMPBELL, L.; CAMPBELL, B.; DICKSON, D. Ensino e aprendizagem por meio das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexes. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
FILIZOLA, R. Didática da geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009.
HOFFMANN, J. Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2001.
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Trad. de Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001.
HOWARD, G. Cinco mentes para o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
JACQUES, D. A educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: ed. 34, 1999.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.
MONTENEGRO ALDANO, I. A. Aprendizage y desarrollo de las competencias. Bogotá: Cooperativa Editorial Magistério, 2003.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
_____. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002.
_____. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. 2ª ed. Trad. Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
_____. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Trad. Edgar de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez, 2002.
MORIN, E.; LE MOIGNE, J. A inteligência da complexidade. Trad. Nurimar Maria Falci. São Paulo: Peirópolis, 2000.
________. O método 2. A vida da vida. Porto Alegre: Sulina, 2005.
________ ; LE MOIGNE, J. A inteligência da complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, P.; THURLER, M. G. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; HOLGADO, F. L. (Org.). Ensino da Geografia e da História: saberes e fazeres na contemporaneidade. Porto Alegre: UFRGS, 2013.
ZABALA, A. A prática educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
|