Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES (18.31)
Código: GEOPROF0011
Nome: AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Relação entre o processo de aprendizagem e a avaliação. Concepções de avaliação: avaliação Técnico-Quantitativa x Avaliação Formativa, as mudanças de estratégias em tempos de pós-modernidade. Competências e habilidades na formação do aluno cidadão por meio da avaliação. Complexidade e avaliação. Instrumentos de avaliação aplicados ao Ensino de Geografia.
Referências: ANTUNES, C. Geografia e didática. Petrópolis: Vozes, 2010. CAMPBELL, L.; CAMPBELL, B.; DICKSON, D. Ensino e aprendizagem por meio das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2000. CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexes. Porto Alegre: UFRGS, 2003. FILIZOLA, R. Didática da geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, 2009. HOFFMANN, J. Avaliação, mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2001. HADJI, C. Avaliação desmistificada. Trad. de Patrícia C. Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2001. HOWARD, G. Cinco mentes para o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. JACQUES, D. A educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005. LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: ed. 34, 1999. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011. MONTENEGRO ALDANO, I. A. Aprendizage y desarrollo de las competencias. Bogotá: Cooperativa Editorial Magistério, 2003. MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. _____. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2002. _____. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. 2ª ed. Trad. Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. _____. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Trad. Edgar de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez, 2002. MORIN, E.; LE MOIGNE, J. A inteligência da complexidade. Trad. Nurimar Maria Falci. São Paulo: Peirópolis, 2000. ________. O método 2. A vida da vida. Porto Alegre: Sulina, 2005. ________ ; LE MOIGNE, J. A inteligência da complexidade. São Paulo: Petrópolis, 2000. PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. PERRENOUD, P.; THURLER, M. G. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2002. TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; HOLGADO, F. L. (Org.). Ensino da Geografia e da História: saberes e fazeres na contemporaneidade. Porto Alegre: UFRGS, 2013. ZABALA, A. A prática educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

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