Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES (18.31)
Código: GEOPROF0003
Nome: METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A importância do ensino de geografia na educação básica. A relação objetivo–conteúdo–metodologia no ensino de geografia. A pesquisa como princípio educativo. Técnicas aplicadas ao ensino de geografia.
Referências: ALBUQUERQUE, M. A. M. de; FERREIRA, J. A. DE S. (Org.). Formação, pesquisas e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: 2013. ALMEIDA, R. D. de; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002. ARAÚJO, U. F. Temas transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna, 2003. BECKER, F.; MARQUES, T.B.I.; FARIAS, S.M.V. Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2007. BIARNÈS, J. Universalité: diversité et sujet dans l’espace pédagogique. Paris: L’Harmanttan, 1999. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. _____. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/ SEF, 1997. CALLAI, H. C. (Org.). Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. CAMPBELL, L.; CAMPBELL, B.; DICKSON, D. Ensino e aprendizagem por meio das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2000. CARLOS, A. F. A. (Org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. _____. Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto: 2002. CASTELLAR, S. M. V. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007. CASTELLAR, S. M. V.; MUNHOZ, G. B. Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012. CASTELLAR, S. M. V.; CAVALCANTI, L. de S.; CALLAI, H. C. (Org.). Didática da geografia: aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012. CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de geografia. Práticas e textualizações no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000. CASTROGIOVANNI, A. C.et al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2003. CAVALCANTI, L. de S. (Org.). Temas da geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013. _____. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2012. _____. Formação de professores: concepções e práticas em geografia. Goiânia: Vieira, 2006. _____. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002. _____. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2003. _____. O ensino de geografia na escola. Campinas/SP: Papirus, 2012. KAERCHER, N. A. Desafios e utopias no ensino de geografia. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999. KELLNER, D. A cultura da mídia, estudos culturais: identidade e politica entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001. KIMURA, S. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008. KOZEL, S.; FILIZOLA, R. Didática da geografia, memória da terra: o espaço vivido. São Paulo: FTD, 1996. LEÃO, V. de P.; LEÃO I.de C. O ensino de geografia e mídia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008. LISBOA, M. Jogos Para uma aprendizagem significativa : com música, teatro, artes visuais e movimentos: valorizando as múltiplas inteligências. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2013. MARTINELLI, M. Mapas da Geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2003. NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. NEVES, L. R.; SANTIAGO, A. L. B. O uso dos jogos teatrais na educação. Campinas: Papirus, 2009. PONTUSCHKA, N. et al. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007. PONTUSCHKA, N. Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2002. PORTUGAL, J. F.; CHAIGAR, V. A. M. Cartografia, cinema, literatura e outras linguagens no ensino de geografia. Curitiba: Editora CRV, 2012. REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007. SCHAFFER, N. O. et. al. Um globo em suas mãos: práticas para a sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2011. TONINI, I. V. (Org.) O ensino de geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2001. TRAVERSINI, C. et al. Trajetória e processos de ensinar e aprender: práticas e didáticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. VENTURI, L. A. B. (Org.). Praticando geografia: técnicas de campo e laboratório. São Paulo: Oficina de Textos, 2005. VLACH, V. Geografia em debate. Belo Horizonte: Lê, 1990. _____. Geografia em construção. Belo Horizonte: Lê, 1991.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.13.8