Referências: |
ALBUQUERQUE, M. A. M. de; FERREIRA, J. A. DE S. (org.). Formação, pesquisas e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
_____. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
_____. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC, 1999.
CALLAI, H. C. Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2011.
_____. Formação do profissional da geografia. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2003.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
CASTROGIOVANNI, A. C. et all (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexes. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2012.
_____. Formação de professores: concepções e práticas em geografia. Goiânia: Vieira, 2006.
_____. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2003.
DAVILA, C. Ser professor na contemporaneidade: desafios, ludicidade e protagonismo. Curitiba: CRV, 2009.
ESCOLAR, M. Crítica do discurso geográfico. Trad. Shirley Morales Gonçalves. São Paulo: HICITEC, 1996.
FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho dágua, 1997.
GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
LACOSTE, Y. A Geografia: isso serve também para fazer a guerra. 6. ed. Campinas: Papirus, 2002.
NÓVOA. A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PEREIRA, R. M. F. do A. Da geografia que se ensina à gênese da geografia moderna. 3. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1999.
PINHEIRO, A. C. Lugares de professores: vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Porto de Ideias, 2012.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2010.
TONINI, I. M. et al (org.). O ensino da geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011.
VESENTINI, J. W. (Org.). O ensino de geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004.
|