Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES (18.31)
Código: GEOPROF0002
Nome: A GEOGRAFIA NO ESPAÇO ESCOLAR
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A educação escolar e o ensino de Geografia no Brasil. As tendências pedagógicas e a Geografia escolar. Currículo e formação docente em Geografia. O saber docente e a práxis escolar. Relação entre ensino e pesquisa geográfica. Ensino de Geografia e cidadania na sociedade brasileira contemporânea.
Referências: ALBUQUERQUE, M. A. M. de; FERREIRA, J. A. DE S. (org.). Formação, pesquisas e práticas docentes: reformas curriculares em questão. João Pessoa: 2013. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. _____. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/ SEF, 1997. _____. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC, 1999. CALLAI, H. C. Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2011. _____. Formação do profissional da geografia. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2003. CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. CASTROGIOVANNI, A. C. et all (Org.). Geografia em sala de aula: práticas e reflexes. Porto Alegre: UFRGS, 2003. CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2012. _____. Formação de professores: concepções e práticas em geografia. Goiânia: Vieira, 2006. _____. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2003. D’AVILA, C. Ser professor na contemporaneidade: desafios, ludicidade e protagonismo. Curitiba: CRV, 2009. ESCOLAR, M. Crítica do discurso geográfico. Trad. Shirley Morales Gonçalves. São Paulo: HICITEC, 1996. FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1997. GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. LACOSTE, Y. A Geografia: isso serve também para fazer a guerra. 6. ed. Campinas: Papirus, 2002. NÓVOA. A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. PEREIRA, R. M. F. do A. Da geografia que se ensina à gênese da geografia moderna. 3. ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1999. PINHEIRO, A. C. Lugares de professores: vivências, formação e práticas docentes nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Porto de Ideias, 2012. SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000. TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2010. TONINI, I. M. et al (org.). O ensino da geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011. VESENTINI, J. W. (Org.). O ensino de geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004.

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