Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 24 de Agosto de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES (18.31)
Código: GEOPROF0001
Nome: TEORIA E MÉTODO APLICADOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: O conhecimento geográfico e suas principais escolas. Métodos aplicados à construção do conhecimento geográfico e ao saber escolar de Geografia. Categorias de análises geográficas: espaço, região, território, paisagem e lugar. Tendências contemporâneas no Ensino de Geografia.
Referências: BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. _____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/ SEF, 1997. _____. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC, 1999. CAPEL, H. Filosofia y Ciencia en la Geografía contemporánea. 2. ed. corregida. Barcelona: Barcanova, 1981. CARLOS, A. F. A. (Org.). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. _____. (Org.). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto: 2002. CASO, M. V. F. (Coord.). Geografía y territorios en transformación. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2007 CASTELLAR, S. M. V. Educação geográfica. Teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007. CASTELLAR, S. M. V.; CAVALCANTI, L. de S.; CALLAI, H. C. (Org.). Didática da Geografia. Aportes teóricos e metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012. CAVALCANTI, L. de S. (Org.). Temas da Geografia na escola básica. Campinas: Papirus, 2013. _____. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002. GLEICK, J. Chaos. Making a new science. New York: Peguim Books, 1988. GOMES, P. C. da C. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. _____. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. _____. O lugar do olhar: elementos para uma geografia da visibilidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013. LESANN, J. Geografia no ensino fundamental I. Belo Horizonte: Argumentum, 2009. MENDONÇA, F. e KOZEL, S. (Org.). Elementos de epistemologia da geografia contemporânea. Curitiba: UFPR, 2002. MOREIRA, R. Geografia e práxis: a presença do espaço na teoria e na prática geográficas. São Paulo: Contexto: 2012. _____. Pensar e ser em geografia: ensaio de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto: 2007. MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 5ª ed. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. _____. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. 2ª ed. Trad. Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. _____. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Trad. Edgar de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez, 2002. _____. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000. MORIN, E.; Le Moigne, Jean-Louis. A inteligência da complexidade. Trad. Nurimar Maria Falci. São Paulo: Peirópolis, 2000. REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. (org.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2011. SANTOS, B. de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. 3ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000. _____. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2001. SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e espaço, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996. _____. Por uma geografia nova: da crítica da geografia e geografia crítica. São Paulo: Edusp, 2002. SOMMER, L. H.; BUJES, M.I.E. (org.). Educação e cultura contemporânea: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. Canoas:ULBRA, 2006. SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia. Contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Ed. Unesp, 2004. STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. VESENTINI, J. W. (Org.). O ensino de geografia no século XXI. Campinas: Papirus, 2004. VLACH, Vânia. Geografia em construção. Belo Horizonte: Lê, 1991. _____. Geografia em debate. Belo Horizonte: Lê, 1990.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.13.16