Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (12.90)
Curso: DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/PPGECM - NATAL
Código: DECM0019
Nome: ARGUMENTAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Teoria da argumentação (visão referencialista e não-referencialista). Discurso em sala de aula como sistema de comunicação. Argumentação como ferramenta metodológica para a pesquisa e o ensino-aprendizagem de ciências. Papel no desenvolvimento de práticas epistêmicas no desenvolvimento do raciocínio crítico. Aspectos metodológicos da pesquisa e análise dos discursos em sala de aula. O Padrão de Argumentos de Toulmin.
Referências: OLIVERAS, Begonia; MARQUEZ, Conchita, SANMARTI, Neus. To use of newspaper articles as a tool to develop critical thinking in science class. International Journal of Science Education, 1-21, 2011. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Ed. Hucitec. 2010. OLIVERAS, Begonia. Treballant les competèncias en la classe de Química. Educació Quimica. Cataluña, 2008. OLIVERAS, Begonia; SANMARTI, Neus. Llegir per aprendre i per desenvolupar el pensament crític: reflexiones des l’aprenentage de les ciències. OLIVERAS, Begonia; SANMARTI, Neus. La lectura como medio para desarollar el pensamiento critico. Educación Química, Conferencia na 8ª Convención Nacional y 1ª Internacional de Profesores de Ciencias Naturales. 233-245, 2009. Chausseé Acuña, M. E. Las estrategias argumentativas en la enseñanza y el aprendizaje de la química. Educación Química, 20, 2, 143-155. 2009. DUSCHL, R.; ELLENBONG, K. Argumentation and Epistemic Criteria: Investigating Learners’ Reasons for Reasons. Educación Química, 20, 2, 111-118. 2009. KUNH, Deanna. Teaching and Learning Science as Argument. Science Education, 94, 810-824, 2010. ERDURAN, S., SIMON, S. e J. OSBORNE (2004). TAPping into argumentation: developments in the application of Toulmin’s argument pattern for studying science discourse. Science Education, 88, 6, 915-933. Francisco O.; Óscar Eugenio Tamayo A.; Conxita Márquez B. LA Enseñanza de la argumentación en Ciencias: un proceso que requiere cambios en las concepciones epistemológicas, conceptuales, didácticas y en la estructura argumentativa de los docentes. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 9 (1), 29-52, 2013. KELLY, Gregory J.; BROWN, Candice. Experiments, contingencies and curriculum: providing opportunities for learning through improvisation in science teaching. Science Education, 84(5), 624-657, 2000. KELLY, Gregory J; CRAWFORD, Teresa. An ethnographic investigation of the discourses processes of school science. Science Education, 81, 533-559, 1997. Garritz, Editorial Educacion Quimica, 2009. Argumentación en una nueva asignatura: Ciencia y sociedad. Issam Abi-El-Mona; Fouad Abd-El-Khalick. Argumentative discourse in a high school chemistry classroom. Science Education,106(8), 349-361, 2006. Jimenez-Aleixandre, María Pilar; Díaz Bustamante, Joaquin. Discurso de aula y argumentación en clases: cuestiones teoricas y metodologicas. Enseñanza de las Ciencias, 21(3), 359-370, 2003. Katherine L. McNeill. Teachers’ use of curriculum to support students in writing scientific arguments to explain phenomena. Science Education. 93, 233-268, 2009. Leah A. Bricker; Philip Bell. Conceptualizations of argumentation from science studies and the learning sciences and their implications for the practices of science education. Science Education, 92, 473-498, 2008. Leema Kuhn Berland; Brian J. Reiser. Making sense of argumentation and explanation, Science education, 93, 26-55, 2009. Mercés Izquierdo. Diseño curricular: indagación y razionamiento con el lenguaje de las ciencias. Ensenanza de las ciencias, 16(2), 203-216, 1998. Martins, I. Argumentation in texts from a teacher education journal: An exercise of analysis based upon the Bakhtinian concepts of genre and social language. Educación Química, 20, 2, 126-136. 2009. Mario de la Fuente. La argumentación: algunas reflexiones sobre la relación entre la lengua y el mundo. manuscrito Osborne, J. Hacia una pedagogía más social en la educación científica: el papel de la argumentación. Educación Química, 20, 2, 156-165. 2009. Pacca, Jesuina L. A.; Villani, Alberto. La competencia dialógica del profesor de ciencias en Brasil. Ensenanza de las ciencias, 18 (1), 95-104, 2000. Pablo A. Archila. La investigación en argumentación y sus implicaciones en la formación inicial de profesores de ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y divulgación de las ciencias. 9(3), 361-375, 2012. Queiroz, S.L. e L.P. Sá (2009). O espaço para a argumentação no ensino superior de química. Educación Química, 20, 2, 104-110. Sebastián Mónaco. Comprender la comunicación para enseñar mejor. Acciones docentes apoyadas en la psicolinguistica. Enseñanza de las Ciencias, 31(2), 209-227, 2013. Stephen Toulmin. Os usos do argumento. São Paulo: Ed. Martins, 2006.

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