Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (12.90)
Curso: DOUTORADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/PPGECM - NATAL
Código: DECM0014
Nome: A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS: FONTE E ANÁLISE CRÍTICA
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A revisão bibliográfica de artigos científicos. Portal de periódicos e base de dados em Ensino de Ciências. Revisão bibliográfica de trabalhos acadêmicos. Produção de resenhas, análise e discussão crítica de artigos de pesquisa publicados nos principais periódicos da área.
Referências: Bibliografia: ALVES-MAZZOTTI, A.J. A ‘revisão da bibliografia’ em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno. In Bianchetti, L. e Machado, A.M.N. A bússola do escrever. São Paulo/Florianópolis: Cortez/EDUFSC. 2002 BENNETT, J. Systematic reviews of research in science education: rigour or rigidity? Int. J. Sci. Educ.,27(4):387-406. 2005. BIANCHETTI, L.; MACHADO, A.M.N. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo/Florianópolis: Cortez/Ed. UFSC. 2002. CAMPELLO, B.S. et al (orgs) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora UFMG. 2007 CIANCONI, R. B. Banco de Dados de acesso público. Ciência da Informação, v. 16, n. 1, p. 53-59, jan./ jun. 1987. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ cienciadainformacao/index.php/ciinf/article/view/1598/1211>. COLINVAUX, D. Aprendizagem: as questões de sempre, a pesquisa e a docência. Ciência em Tela, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: <http://www.cienciaemtela. nutes.ufrj.br/volume1/pesquisa_em_ensino.html>. NARDI, R. Memórias da educação em Ciências no Brasil: a pesquisa em Ensino de Física. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 5, 2005. Ministério da Educação/CAPES. Sitio do QUALIS: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/ Ministério da Educação/CAPES. Sitio do Portal de Periódicos: http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp MOHR, A.; MAESTRELLI, S. R. Comunicar e conhecer trabalhos científicos na área da pesquisa em ensino de ciências: o importante papel dos periódicos científicos. In: Silva, M.G.L. Morh, A.: Araujo, M.F.F. Temas de Ensino e Formação de professores de Ciências, p.27-44. 2012. RODRIGUES, E. Histórias impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Londrina: Editora Planta. 2008. SCHNETZLER, R.P.; OLIVEIRA, C. Orientadores em foco: o processo de orientação de teses e dissertações em educação. Brasília: Liber Livro. 2010 TSAI, C.; WEN, M.L. Research and trends in science education from 1998 to 2002: a content analysis of publication in selected journals. Int. J. Sci. Educ., 27(1):3-14. 2005. TOBIN, K. Publishing in an era of excess. Cult. Stud. of Sci. Educ, 5: 525-531. 2010 ZIMAN, J. Conhecimento público. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP. 1979.

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