Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (12.90)
Código: DECM0001
Nome: EPISTEMOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências: DECM0001X
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Ciência como conhecimento humano. Ciência e Matemática como partes da cultura. Teorias do conhecimento científico e matemático. Apresentação de diversas perspectivas filosóficas acerca da ciência e da matemática. Epistemologia e pesquisa em ensino de ciências e matemática: aspectos teóricos e metodológicos. Contribuições da Filosofia da Ciência para o ensino-aprendizagem das ciências e da matemática. Relações entre Filosofia, História e Sociologia do conhecimento,
Referências: BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. FEYERABEND, Paul. Contra o método. São Paulo: UNESP, 2007. FLECK, L. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010. KOYRÉ, Alexandre. Estudos de história do pensamento filosófico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991. KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 9. ed., 2005. LAKATOS, I. Falsificação e metodologia dos programas de investigação científica. Lisboa: Edições 70, 1999. MATTHEWS, M. R. Science teaching: the role of History and Philosophy of Science. New York: Routledge, 1994. PEDUZZI, L.O.Q.; MARTINS, A.F.P.; FERREIRA, J.M.H. (Orgs.) Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EdUFRN, 2012, 372p. POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2003. ROSA, L. P. Tecnociências e Humanidades. São Paulo: Paz e Terra, v.1, 2005. SILVA, Cibelle Celestino (org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências - subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006. SPONVILLE, A. C. Dicionário filosófico. São Paulo: Martins Fontes, 2003. VIGGIANI, M. A. (org). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999
Outros componentes que têm esse componente como equivalente
DECM0001X - EPISTEMOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Histórico de Equivalências
Expressão de Equivalência Ativa Início da Vigência Fim da Vigência
DECM0001X ATIVO 01/08/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao v4.13.10