Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 19 de Maio de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Curso: MESTRADO EM ENFERMAGEM/PPGE/CCS - NATAL
Código: ENF3002
Nome: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SAÚDE
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Estudo dos aspectos históricos e conceituais da educação, com foco no processo de ensino e aprendizagem, que envolve desde a concepção de processo educativo, as principais teorias embasadoras da ação docente, bem como as aplicações no ensino na área da saúde e enfermagem. Envolve aspectos específicos da formação docente, desde aspectos do aprendiz, do professor, da gestão escolar e estratégias para atuação. A avaliação como ponto estrutural do processo e o uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino em enfermagem.
Referências: ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 2010. ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (orgs.). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville (SC): UNIVILLE, 2012. BASTABLE, S. B. O enfermeiro como educador: princípios de ensino-aprendizagem para a prática em enfermagem. 3 ed. Porto Alegre (RS): Editora Artmed, 2010. BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem.Petrópolis (RJ): Vozes, 2010. CYRINO, E. G, TORALLES-PEREIRA, M. L. Trabalhando com estratégias de ensino aprendizagem por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 780-8, 2004. GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2008. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. MASETO, M. T. Competência Pedagógica do professor universitário. 1 ed. São Paulo (SP): Summus editorial, 2003. MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2008, vol.13, suppl. 2. PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 5 ed. São Paulo (SP): Summus editorial, 2001. PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: Perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997. PRADO, C. (org.). Práticas Pedagógicas em Enfermagem: processo de reconstrução permanente. 1 ed. São Caetano do Sul (SP): Editora Difusão, 2013. RANGEL, M. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. 3 ed. São Paulo: Papirus, 2007. RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2008. SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson de Luca. (Orgs.). Recursos educacionais abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Disponível em: http://www.artigos.livrorea.net.br/wp-content/uploads/2012/05/REA-pretto.pdf TRINDADE, M. A. B. (Org.). As Tecnologias da Informação (TIC) no desenvolvimento de profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em: http://www.educacaoadistancia.blog.br/ebook/Livro_EAD_completo.pdf VALENTE, J. A.; BUSTAMANTE, S. B. V. (Orgs.). Educação à distância: prática do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao v4.12.21