Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (15.29)
Curso: MESTRADO EM ENFERMAGEM/PPGE/CCS - NATAL
Código: ENF3001
Nome: METODOLOGIA DA PESQUISA
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 45 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Atualização dos princípios básicos de um projeto de pesquisa, com vistas à elaboração de dissertação e tese no âmbito da Enfermagem.
Referências: DYNIEWICZ, A. M. Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes: sugestões e normas para trabalhos de conclusão de curso de graduação - TCCs e monografias de cursos de especialização. 2. ed. rev. e ampl. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2009. 207 p. ISBN: 9788578080501. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 184 p. ISBN: 9788522458233. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 315 p. ISBN: 9788522457588. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2013. 407 p. (Saúde em debate, 46) ISBN: 9788527101813. MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2002. 379 p. (Coleção Criança, mulher e saúde) ISBN: 8575410113. CRESWELL, J. W. projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2 ed. Artmed, 2007. RÚDIO, F. V. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 34 ed. Vozes, 2007. BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. A Bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis São Paulo: Ed. da UFSC Cortez, 2002. 408 p. ISBN: 8532802516. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 20. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 1996. 272p. ISBN: 8524900504. RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. ATLAS. 1999 BOOTH, W. C. et al. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. 351p. (Coleção ferramentas) ISBN: 8533621574. HEGENBERG, L. Saber de e saber que: alicerces a racionalidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 271 p. ISBN: 8532626327. RODRIGUES, A. J. Metodologia científica: completo e essencial para a vida universitária. 1. ed. São Paulo: Avercamp, 2006. 222 p. ISBN: 8589311309. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.; DA SILVA, R. Metodologia científica. 6 ed. Person Prentice Hall. 2007.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao v4.13.8