| Ementa/Descrição: |
Todos os organismos estão constantemente expostos a uma variedade de agentes químicos ou xenobióticos, os quais incluem tanto os produzidos pelo homem como os naturais como: medicamentos, agentes químicos industriais, praguicidas, poluentes, alcalóides secundários de plantas e toxinas. Infelizmente as propriedades físico-químicas de muitos xenobióticos para ser absorvido é principalmente a sua lipossolubilidade, a qual é um obstáculo para sua eliminação. Assim, a eliminação dos xenobióticos do organismo depende de sua conversão para substâncias solúveis em água através da Biotransformação. O processo de Biotransformação é realizado através de enzimas não específicas, em duas fases, com a finalidade de produzir compostos mais hidrossolúveis. Entretanto, durante esse processo o produto intermediário poderá ser mais tóxico que o inalterado ou pode ocorrer a formação de espécies reativas do oxigênio (EROs) , os quais estão implicados no mecanismo de ação de alguns agentes tóxicos. Assim esse curso tem como objetivo estudar as reações de Biotransformação mais importantes e sua participação no mecanismo de ação tóxica.
Conteúdo programático:
Introdução
Reações de Fase I:
- Oxidação:
Oxidação microssomal; não microssomal e citosolólica.
Sistema monooxigenase Citocromo P450; constituintes das enzimas do sistema monooxigenase dependentes do Cit-P450; localização; distribuição do Cit.P450; Purificação.
Tipos de reações de oxidação: Hidroxilação aromática; alifática e heterociclica; desalquilaão; desalogenação e epoxidação.
Oxidação não microssomal: Álcool desidrogenase; aldeído desidrogenase; aminas oxidases ( MAO)
- Redução: Nitroredução e Azoredução
- Hidrólise
Reações de Fase II.
-Conjugação : ácido glicurônico; sulfatos; Glutationa; aminoácidos e amidas
Glutationa como agente de proteção celular.
Ciclo redox
- Peroxidação lipídica
- Indução enzimática e Inibição |