Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL (13.29)
Curso: DOUTORADO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL/CCHLA - PPGAS - NATAL
Código: ANT0036
Nome: ANTROPOLOGIA, COMUNICAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Antropologia e Comunicação. Processos sociais de produção, difusão e recepção de informação. Tecnologias da informação: do analógico ao digital. Internet e Ciberespaço. Cultura midiática; Transmídia, Jogos. Tecnologias digitais e suas implicações sociais, culturais, políticos. Conectividade. Mobilidade. Cibercultura em seus aspectos constitutivos, desdobramentos e implicações sociais, culturais, políticas. Informação, conhecimento, cognição. Controle social, vigilância. Privacidade. Esfera Pública. Identidade. Sociabilidade. Relações entre a Antropologia como campo de conhecimento e as tecnologias da comunicação e informação, do ponto de vista teórico e metodológico. Etnografia online, ou virtual.
Referências: Amaral, Adriana; Recuero, Raquel e Montardo, Sandra. Blogs.com. Estudos sobre Blogs e Comunicação. São Paulo, Momento Editorial, 2009. Amaral, Adriana; Recuero, Raquel e Fragoso, Suely (orgs.). Métodos de Pesquisa para a Internet. Porto Alegre, Sulina, 2012. Araújo, Denize Correa (Org.) Imagem (Ir)realidade. Comunicação e Cibermídia. Porto Alegre, Sulina, 2006. Au, Wagner James. Os Bastidores do Second Life. Notícias de um Novo Mundo. São Paulo, Idéia & Ação, 2008. Brooker, Will, The Audience Studies Reader. New York, Routledge, 2002. Burgess, Jean e Green, Joshua. Youtube e a Revolução Digital. São Paulo, Aleph, 2009. Castells, Manuel. Redes de Indignação e Esperança. Movimentos Sociais na Era da Internet. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2013. Castells, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os Negócios e a Sociedade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede - A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1. São Paulo: Paz e Terra, 1999. Cazeloto, Edilson. Inclusão Digital. Uma Visão Crítica. Sao Paulo, Senac, 2008. Fragoso, Suely; Recuero, Raquel e Amaral, Adriana. Métodos de Pesquisa para Internet. Porto Alegre, Sulina, 2011. Goggin, Gerard. Cell Phone Culture. Mobile Technology in Everyday Life. New York, Routledge, 2006. Hartley, John & Jenkins, Henry. Youtube e a Revolução Digital. São Paulo, Aleph, 2009. Hills, Matthew, Fan Cultures. New York, Routledge, 2002. Hine, Christine. Virtual Ethnography. London, Sage, 2000. Hoover, Stewart M, Practicing Religion in the Age of the Media. New York, Columbia University Press, 2002. Howard, Philip E. N. & Jones, Steve. Society Online: The Internet in Context. London, Sage, 2004. Jenkins, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo, Aleph, 2008. Jenkins, Henry, McPherson, Tara, and Jane Shattuc (eds.), Hop on Pop: The Politics and Pleasures of Popular Culture. Duke University Press, 2003.. Johnson, Steven. Cultura da Interface. Como o Computador Transforma Nossa Maneira de Criar e Comunicar. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001 (1997). Keen, Andrew. O Culto do Amador . Como Blogs, MySpace, YouTube e a Pirataria Digital estão Destruindo nossa Economia, Cultura e Valores. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2009 [2007]. Lemos, André. Cibercultura: Tecnología e Vida Social na Cultura Contemporânea. Porto Alegre, Sulina, 2004. Lemos, André & Paulo Cunha (Org.). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre, Sulina, 2003. Lemos, André e Josgrilberg, Fabio (Org.). Comunicação e Mobilidade. Salvador, EDUFBA, 2009. Lévy, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 2005. Lévy, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. O Futuro do Pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro, Editora 34, 1990. Lopes, Maria Immacolata Vassallo de. (Org.). Ficção Televisiva Transmidiática no Brasil: Plataformas, Convergência, Comunidades Virtuais. Porto Alegre, Sulina, 2011. McLuhan, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo, Cultrix, 2007. Meier, Birgit & Moors, Annelies (eds.), Religion, Media, And the Public Sphere. Indiana University Press, 2005 Moores, Shaun, Interpreting Audiences: The Ethnography of Media Consumption. London, Sage Publications Ltd, 1994. Pisani, Francis e Piotet, Dominique. Como a Web Transforma o Mundo. São Paulo, Editora Senac São Paulo, 2010 2008. Recuero, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre, Sulina, 2009. Rheingold, Howard. A Comunidade Virtual. Lisboa, Gradiva, Rifiótis, Theophilos. Antropologia no Ciberespaço. Florianópolis, Editora da UFSC, 2010. Schittine, Denise. Blog: Comunicação e Escrita Íntima na Internet. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2004. Sibília, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. Spyer, Juliano. Conectado. O que a Internet Fez com Você e o que Você Pode Fazer com Ela. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2007. Vries, Hent de (ed.), Religion and Media (Cultural Memory in the Present). Stanford University

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao v4.13.8