Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL (13.29)
Código: ANT0031
Nome: ANTROPOLOGIA DO CONSUMO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Consumo como fenômeno social. Teorias sobre consumo na Antropologia e disciplinas afins. Cultura de consumo. Cultura material. Objetos, valores, significados. Dádivas, trocas, compras. Consumo e identidade. Consumo como marcador social. Consumo e distinção social. Consumo, política e ideologias. Consumo e economia. Consumo alimentar, religioso, de moda, de tecnologias, cultural (mídias audiovisuais, fan cultures, cibercultura, jogos eletrônicos, experiências, aventuras esportivas). Consumo de luxo, consumo de nicho, consumo popular. Mercados informais, ilegais etc. Os espaços sociais do consumo e dos consumidores. Consumo e Cidade: mercados, feiras, shopping centers, boutiques; turismo. Consumo, Imprensa e Meios Audiovisuais. Consumo e publicidade. O consumidor como sujeito/agente social. Direitos do consumidor.
Referências: Antas Jr., Ricardo Mendes. Desafios do Consumo. Petrópolis, Vozes, 2007. Appadurai, Arjun. The Social Life of Things: Commodities in Cultural Perspective (Cambridge Studies in Social & Cultural Anthropology). New York, Cambridge University Press, 1988. Baudrillard, J. Sociedade de consumo. São Paulo: Elfos Editora, 1995. Barbosa, L. (org.). Juventudes e gerações no Brasil contemporâneo. Porto Alegre: Editora Salinas, 2012. Barbosa, Lívia, Portilho, Fátima & Veloso, Letícia (Orgs.). Consumo: Cosmologias e Sociabilidades. Rio de Janeiro, Editora da UFRRJ/Editora Mauad. Bourdieu, P. A Distinção. Crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, 2007. Campbell, Colin. A Ética Romântica e o Espírito do Consumismo Moderno. Rio de Janeiro, Rocco, 2001. Canclini, N. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1996. Castells, Manuel. A Galáxia da Internet: Reflexões sobre a Internet, os Negócios e a Sociedade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003. Certeau, M. "A produção dos consumidores". In: A invenção do cotidiano. Petrópolis, 1994, p.38-53. Desjeux, Dominique. O Consumo: Abordagens em Ciências Sociais. Maceió, EDUFAL, 2011. Douglas, Mary & Isherwood, Baron. O Mundo dos Bens - Para uma Antropologia do Consumo. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, Ewen, S. All consuming images. The politics of style in contemporary culture. New York: Basic Books, 1988. Featherstone, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. São Paulo, Studio Nobel, 1995 [1990]. Gomes, Laura Graziela. “Fansites e o ‘consumo da experiência’ na mídia contemporânea”. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, Ano 13, n. 28, jul./dez. de 2007. Número temático, “Antropologia e Consumo”. Disponível online no Scielo. Hartley, John & Jenkins, Henry. Youtube e a Revolução Digital. São Paulo, Aleph, 2009. Jenkins, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo, Aleph, 2008 (2006). Le Goff, J. Mercadores e banqueiros da Idade Média. Lisboa: Editora Gradiva, s/d. Lloyd, R. Neo-bohemia. Art and commerce in the postindustrial city. New York: Routledge, 2006. Machado, Mônica. Consumo e Politização: Discursos Publicitários e Novos Engajamentos Juvenis. Rio de Janeiro, Mauad X, Faperj, 2011. Mauss, Marcel. Ensaio sobre a Dádiva. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo, Cosac & Naify, Miller, Daniel. Home possessions. Material culture behind closed doors. Oxford/New York: Berg, 2001. Miller, Daniel. The confort of things. Cambridge: Polity Press, 2008. McCracken, Grant. Cultura e Consumo II. Mercados, Significados e Gerenciamento de Marcas. Rio de Janeiro, Mauad, 2012 [2005]. Nogueira, Diana de Oliveira Lima. Consumo: Uma Perspectiva Antropológica. Petrópolis, Vozes, 2010. Pinheiro-Machado, Rosana. Made in China: (in)formalidade, pirataria e redes sociais na rota China-Paraguai-Brasil. São Paulo: Hucitec, 2011. 340 p. Polanyi, K. A Grande Transformação. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1980. Rocha, Everardo e Cláudia Pereira. Juventude e Consumo. Um Estudo sobre a Comunicação na Cultura Contemporânea. Rio de Janeiro, Mauad X, 2009. Rybczzynski, W. Casa, pequena história de uma idéia. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 1999. Scalco, Lucia Mury. Máquinas, Conexões e Saberes: As Práticas de Inclusão Digital em Famílias de Grupos Populares. Tese de Doutoramento (Antropologia). UFRGS, 2012. Silverstone, Roger & Eric Hirsch (eds.). Consuming Technologies. Media and Information in Domestic Spaces. London & New York, Routledge, 1992. Turkle, S. (editor). Evocative objects. Things we think with. Cambridge: The MIT Press, 2007. Veblen, Thorstein. The Theory of the Leisure Class: An Economic Study of Institutions, 1899. Warde, A. Consumption, food and taste. London: Sage Publications, 1997. Warnier, J-P. Construire la culture matérielle. Paris: PUF, 1999. Weber, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. Zelizer, V. The purchase of intimacy. Princeton: Princeton University Press, 2005.

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