Referências: |
AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000.
ANASTASIOU, Lea das Graças e ALVES Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade. Joinville: Ed. Univille, 2004.
ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência como profissão no ensino superior e os saberes científicos e pedagógicos. Revista Univille Educação e Cultura, Joinville, n.1, p. 7-16, jun. 2002.
_____. Educação Superior e preparação pedagógica: elementos para um começo de conversa. Revista Saberes, Centro Universitário de Jaraguá do Sul, UNERJ, Joinville, ano 2, v. 2, p.20-31, maio/agosto 2001.
_____. Desafios de um processo de profissionalização continuada: elementos da teoria e da prática. Revista Saberes, Centro Universitário de Jaraguá do Sul, UNERJ, Joinville, ano 1, v. 1, p. 22- 3, maio/agosto 2000.
BABEL, Neusi Navas. Metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 1996.
BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
CAMPOS, Marilson Gonçalves. Desafios da universidade brasileira na virada do milênio. 1999. D´ÁNTOLA, Arlete (Org.) A prática docente na universidade. São Paulo: Ed.EPU, 1992
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)
GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 1990.
LIBÂNEO, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 1999.
GODOY, Arilda Schmidt. Revendo a aula expositiva. In: MOREIRA, Daniel A. (Org.). Didática do Ensino Superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997. p. 75-82.
MASETTO, Marcos Tarcísio (Org.) Docência na universidade. Campinas, SP:Papirus, 1998
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo, EPU, 1999.
MOYSES, Lucia. O desafio de saber ensinar. São Paulo: Papirus, 1994
NÉRICI, Imideo Giuseppe. Didática do Ensino Superior. São Paulo: IBRASA, 1993.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PIMENTEL, Maria da Gloria. O professor em construção. Campinas, SP:Ed.Papirus, 1993
TEODORO, Antonio e VASCONCELOS, Maria Lúcia. Ensinar e aprender no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2003.
VASCONCELOS, M.L.M. Carvalho. A formação do Professor de 3° grau. São Paulo: Pioneira, 1996
WILSON, Farias. Teorias de ensino e planejamento pedagógico. São Paulo:EPU, 1987
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
|