Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
CCS - DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA (15.16) |
Curso: |
MEDICINA/CCS - NATAL - BACHARELADO |
Código: |
MCL0046 |
Nome: |
MEDICINA, SAÚDE E ESPIRITUALIDADE |
Carga Horária Teórica: |
0 h. |
Carga Horária Prática: |
30 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
30 h. |
Pré-Requisitos: |
|
Co-Requisitos: |
|
Equivalências: |
( MCL0017 ) OU ( MCL0028 )
|
Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
Objetivos:
OBJETIVOS GERAIS
Integrar de forma compreensiva os conhecimentos técnicos científicos na área da saúde com os conhecimentos teóricos da filosofia espiritual conhecidos nas várias religiões. Contribuir e ampliar o ensino universitário discutindo os vários conceitos religiosos e suas relações na saúde como instrumento terapêutico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Promover prioritariamente entre os estudantes do curso médico uma apreensão mais ampla da saúde na sua manutenção e recuperação.
2. Capacitar o futuro médico em atender melhor o paciente, interpretando os fundamentos da fé raciocinada expressa na individualidade da pessoa humana.
3. Seguir os princípios científicos através de uma abrangência eclética, valendo-se dos conceitos abordados durante o curso.
Conteúdo:
Utiliza-se como conteúdo, temas que envolvem assuntos relacionados a medicina, saúde e espiritualidade, abrangendo conceitos da física newtoniana e quântica, a conceituação de Deus na visão religiosa, a anatomofisiologia multidimensional, a medicina ayurvédica, a função do pensamento, das emoções e sentimentos como instrumentos da cura da alma, a instrumentalização terapêutica da prece e meditação, cuidados do ser como enfermo, os aspectos éticos da humanização na prática médica.
Competências e Habilidades:
Capacitar o aluno em atender seus pacientes com humanismo e ética. |
|
|