Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
ATIVIDADE |
Tipo de Atividade: |
ATIVIDADE INTEGRADORA DE FORMAÇÃO |
Forma de Participação: |
ATIVIDADE COLETIVA |
Unidade Responsável: |
ESCOLA MULTICAMPI DE CIÊNCIAS MÉDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE (11.32.29) |
Curso: |
MEDICINA/EMCM/RN - CAICÓ - BACHARELADO |
Código: |
MDM3300 |
Nome: |
VIVÊNCIA INTEGRADA NA COMUNIDADE 3 |
Carga Horária Teórica: |
24 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Orientação: |
72 h. |
Carga Horária Dedicada do Docente: |
36 h. |
Carga Horária Total: |
120 h. |
Pré-Requisitos: |
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Aceita Criar Turma: |
Sim |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
2 |
Ementa/Descrição: |
A Vivência Integrada na Comunidade (VIC) integra a estrutura curricular do curso de Medicina Multicampi como componentes curriculares desenvolvidos em regime de Internato longitudinal, com os estudantes distribuídos nas redes de saúde dos municípios de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, onde cada estudante permanece vinculado a uma mesma equipe de Saúde da Família, do II ao VIII períodos do curso. Tem como objetivo promover a formação do médico generalista com competências para atuar em diferentes contextos, em especial nos pequenos municípios distantes dos grandes centros urbanos. Engloba atividades de treinamento em serviço, supervisionadas por docentes e preceptores, enfatizando-se na VIC 3 os seguintes conteúdos, habilidades e atitudes: Atenção individual e coletiva. Educação em Saúde, Educação Permanente e Educação Popular. Co-gestão de coletivos. Trabalho interprofissional e prática colaborativa. Abordagem comunitária na atenção primária. Abordagem sistêmica no cuidado às famílias na Atenção Primária à Saúde. Projeto de intervenção a partir de um diagnóstico de comunidade. Abordagem de grupos comunitários e técnicas específicas de grupos terapêuticos. Método Clínico Centrado na Pessoa. Atenção Secundária a Saúde. Controle e participação social.
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