Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
CCS - DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA (15.16) |
Curso: |
MEDICINA/CCS - NATAL - BACHARELADO |
Código: |
MCL0045 |
Nome: |
MEDICINA E ARTE |
Carga Horária Teórica: |
30 h. |
Carga Horária Prática: |
0 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
30 h. |
Pré-Requisitos: |
( MCL0026 ) OU ( DFS0108 )
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( MCL0070 ) OU ( MCL0027 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
Objetivos:
- Discutir as diversas manifestações artísticas em suas interfaces com a Medicina e Saúde, articuladas às questões sociais em diferentes contextos educativos e na vida dos cidadãos.
- Contribuir para que o profissional médico conheça recortes significativos das artes em geral, utilizando-os como subsídios para uma prática médica pautada na ética e no humanismo.
- Fortalecer a formação humanística dos estudantes, conforme preconiza o projeto político-pedagógico do curso de Medicina da UFRN.
Conteúdo:
Arte e humanização da medicina
Arte e terapêutica
Arte como elemento de qualidade de vida
Arte e formação do profissional em saúde
O médico-artista e o artista-médico
A saúde através do cinema e das artes
Competências e Habilidades:
- Promover as artes como instrumentos de humanização das relações pessoais existentes na medicina.
- Estimular a iniciativa artística como elemento essencial à manutenção da sensibilidade e da qualidade de vida do profissional de saúde.
- Identificar e utilizar para o bem comum as diversas interfaces existentes entre a medicina e as artes.
- Ressaltar e estimular a versatilidade do profissional de saúde.
- Fomentar a realização de estudos visando o aprofundamento das questões pertinentes a dualidade médico-artística. |
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