Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: |
DISCIPLINA |
Unidade Responsável: |
ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ (11.22) |
Código: |
CCA0110 |
Nome: |
ZOOLOGIA GERAL |
Carga Horária Teórica: |
45 h. |
Carga Horária Prática: |
15 h. |
Carga Horária de Ead: |
0 h. |
Carga Horária Total: |
60 h. |
Pré-Requisitos: |
( DBG0003 OU DBG0033 OU CCA0102 OU AGR0351 )
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Co-Requisitos: |
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Equivalências: |
( BEZ0013 OU AGR0356 )
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Excluir da Avaliação Institucional: |
Não |
Matriculável On-Line: |
Sim |
Horário Flexível da Turma: |
Sim |
Horário Flexível do Docente: |
Sim |
Obrigatoriedade de Nota Final: |
Sim |
Pode Criar Turma Sem Solicitação: |
Não |
Necessita de Orientador: |
Não |
Possui Subturmas: |
Não |
Exige Horário: |
Sim |
Quantidade de Avaliações: |
3 |
Ementa/Descrição: |
1. Filo Protozoa: Noções gerais da organização dos protozoários. Protozooses mais comuns no ambiente rural e suas profilaxias: leishmanioses, tripanossomíases, coccidioses, babesioses e malárias. 2. Filo Platyhelminthes. Noções gerais da organização dos platelmintos. 3. Filo Nemata. Noções gerais da organização dos nematóides parasitos de plantas. Modos de parasitismo e ação sobre as plantas. Aspectos biológicos dos fitonematóides. Principais grupos de nematóides fitoparasitos e medidas profiláticas. Profilaxia de ascaríase e ancilostomose. 4. Filo Mollusca. Noções gerais da organização da classe Gastropoda. Importância agrícola de caramujos e caracóis. 5. Filo Annelida. Noções gerais da organização da classe Oligochaeta. Importância agrícola das minhocas. 6. Filo Arthropoda. Noções gerais da organização das classes Crustacea, Chilopoda, Diplopoda e Arachnida. Medidas profiláticas ao escorpionismo e araneismo. 7. Acari. Noções gerais da organização dos ácaros parasitos de plantas. Aspectos da biologia dos ácaros fitófagos. Principais famílias de ácaros fitófagos e medidas profiláticas. Carrapatos e ácaros das sarnas. 8. Filo Chordata. Noções gerais da organização dos cordados. Classe Osteichthyes: noções gerais da organização dos peixes ósseos; importância como agentes de controle biológico. 9. Classe Amphibia. Noções gerais da organização dos anfíbios. 10. Classe Reptilia. Noções gerais da organização dos répteis. 11. Classe Aves. Noções gerais da organização das aves. |
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