Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 26 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - PPGTUR (16.54)
Curso: MESTRADO EM TURISMO/PPGTUR/CCSA - NATAL
Código: PPGT0019
Nome: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO TURISMO
Carga Horária Teórica: 45 h.
Carga Horária Prática: 15 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Tecnologia da Informação e Comunicação no Turismo: Conceitos e Evolução. Turismo, Internet e Comércio Eletrônico. Comércio Móvel (M-Commerce) e Tecnologias Móveis: Principais aplicações no Turismo. Poder do Conteúdo Gerado pelo Usuário na Internet: Perspectivas no Turismo. Redes Sociais e Mídias Sociais: Conceitos e Exemplos. Abordagens Teóricas de Tecnologias da Informação e Comunicação. Tendências em Tecnologias da Informação e Comunicação no Turismo.
Referências: AYEH, Julian K.; AU, Norman; LAW, Rob. Predicting the intention to use consumer-generated media for travel planning. Tourism Management. v. 35, n.1, p. 132-143, 2013. BUHALIS, Dimitrios; LAW, Rob. Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet: The state of e-tourism research. Tourism Management. v.29, p. 609-623, 2008. COOPER, Chris; FLETCHER, John; WANHILL, Stephen; GILBERT, David; SHEPPERD, Rebecca. Turismo: Princípios e prática. 2 ed., Porto Alegre: Bookman, 2001. COX, C.; BURGESS, S.; SELLITO, C.; BUULTJENS, J. The role of user-generated content in tourists' travel planning behavior. Journal of Hospitality Marketing & Management, v. 18, p. 743-764, 2009. CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. GOOGLE. Traveler's Road to Decision 2011. Disponível em: http://www.google.com/think/research-studies/travelers-road-to-decision-2011.html. Acessado em 01 Novembro 2016. GUIMARÃES, André Sathler; BORGES, Marta Poggi e. E-turismo: Internet e negócios do turismo. São Paulo: Cengage Learning, 2008. ITB World Travel Trends Report 2013/2013. Berlim: Messe, 2012. LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Sistemas de informação gerenciais: Administrando a empresa digital. 5.ed., São Paulo: Pearson, 2004. LITVIN, S. W.; GOLDSMITH, R. E.; PAN, B. Electronic word-of-mouth in hospitality and tourism management. Tourism Management, v. 29, n. 3, p .458-468, 2008. MENDES-FILHO, L. A. M.; TAN, F. An overview on User-Generated Content and the Empowerment of Online Travellers. Revista da FARN. v 7., n. 2, p. 17-30, 2008. MENDES-FILHO, L. A. M.; TAN, F.; MILLS, A. User-generated content and travel planning: An application of the theory of planned behavior. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo v. 6, n. 3, p. 20-29, 2012. O’BRIEN, James A. Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 2. ed., São Paulo: Saraiva, 2004. O’CONNOR, Peter. Distribuição da informação eletrônica em turismo e hotelaria. Porto Alegre: Bookman, 2001. OMT, Organização Mundial de Turismo. E-business para turismo. Porto Alegre: Bookman, 2003. STAIR, Ralph; REYNOLDS, George. Princípios de sistemas de informação: Uma abordagem gerencial. 4. ed., Rio de Janeiro: LTC, 2002. TRIPADVISOR. Disponível em: http://www.tripadvisor.com.br. Acessado em 01 Outubro 2016. TURBAN, Efraim; McLEAN, Ephraim; WETHERBE, James. Tecnologia da informação para gestão: Transformando os negócios na economia digital. 3. ed., Porto Alegre: Bookman, 2004. TURBAN, Efraim; RAINER Jr., R. Kelly; POTTER, Richard. Administração de Tecnologia de Informação: Teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao v4.15.8