Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIAS (10.89.00.05)
Curso: DOUTORADO EM NEUROCIÊNCIAS/PPGNEURO - NATAL
Código: NEU0047
Nome: NEUROCINEMA E PERCEPÇÃO
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A noção de realidade no cinema. Modelos da percepção visual. Teoria da cognição. O representacionismo cartesiano. Teoria sensório-motora da percepção (enaction). A percepção como ação. Olhos naturais e artificiais. A imagem retiniana. A imagem projetada. A tela na televisão e no cinema. O campo receptor. Noções sobre aquisição da imagem. Fator de ampliação. Resolução espacial e temporal. Mecanismos de processamento da imagem na retina e córtex. Canais visuais. Funções de transferência. Seletividade à orientação. Mapas corticais e organização funcional do córtex. Tratamento da imagem digital. Sistemas de compressão da imagem. Teorias computacionais da visão. Mecanismos da ligação perceptual. Mecanismos corticais de integração do movimento no espaço. Atenção espacial. Mecanismos corticais de integração do movimento no tempo. Expectativa temporal. Mecanismos da atenção. A atenção no cinema. Cegueira por inatenção. Medidas de psicofísica de importância no cinema. Visão de cores. Constância de cores. Mecanismos neurais da estereopsia. Técnicas de projeção em 3D. A face no cinema. A representação neuronal da face. A emoção no cinema. Sistemas neurais ligados a emoção. Neurônios espelho. A projeção de si mesmo na tela do cinema. Mecanismos neurais ligados à consciência.
Referências: 1. Friedberg, Anne. The Virtual Window: From Alberti to Microsoft. MA.: The MIT Press 2009. ISBN 9780262512503. 2. Palmer, Stephen. Vision Science: Photons to Phenomenology. MA.: The MIT Press 1999. ISBN 0262-16183-4. 3. Noë, Alva. Action in Perception. Cambridge, MA.: The MIT Press 2004. ISBN 0262-64063-5. 4. Noë, Alva. Out of our Heads. Why You Are Not Your Brain, and Other Lessons from the Biology of Consciousness, Hill and Wang 2010. ISBN 978-0-8090-1648-8. 5. Clark, Andy: Being there: putting brain, body, and world together again. Cambridge, MA.: The MIT Press 1997. ISBN 0-262-03240-6. 6. Varela, Francisco J., Thompson, Evan, Eleanor, Rosch. The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. Cambridge, MA.: The MIT Press 1991. ISBN 0-262-22042-3. 7. Noë, Alva & Thompson, Evan (Hg.): Vision and Mind: Selected Readings in the Philosophy of Perception. Cambridge, MA.: The MIT Press 2002. ISBN 0262-64047-3. 8. Glimcher, Paul W. Decisions, Uncertainty, and the Brain: The Science of Neuroeconomics. MA.: The MIT Press 2004. ISBN 0262-57227-3.

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