Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 22 de Dezembro de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA (15.86)
Código: PPGFST0011
Nome: TÓPICOS DE AVALIAÇÃO EM FISIOTERAPIA MATERNO-INFANTIL
Carga Horária Teórica: 30 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 30 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Método de Avaliação: CONCEITO
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Permite Múltiplas Aprovações: Sim
Quantidade Máxima de Matrículas: 1
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplina aborda aspectos teóricos sobre instrumentos de avaliação na área da fisioterapia materno-infantil, transmitindo conhecimentos a respeito da investigação no âmbito das disfunções que envolvem o sistema neurológico e urogenital em crianças e mulheres, além de proporcionar a integração dos achados científicos com os métodos avaliativos.
Referências: DAVILA G, GAMAL M. GHONIEM, WEXNER S. Pelvic Floor Dysfunction A Multidisciplinary Approach 2006; CURY V, BRANDÃO M. Reabilitação em Paralisia Cerebral. Rio de Janeiro: Ed. MedBook, 2010. KIMURA M, SILVA JV. Índice de Qualidade de Vida de Ferrans e Powers. Ver. Esc. Enferm. USP. 2009, 43(Esp):1098-104. MANCINI M. et al. Comparação do desempenho de atividades funcionais em crianças com desenvolvimento normal e crianças com paralisia cerebral. Arq. Neuro-Psiquiatr. jun. 2002, v. 60, n. 2B, p. 446-452. OSTERGARD DR, BENT AE, CUNDIFF GW, SWIFT SE. Uroginecologia e disfunções do assoalho pélvico 5. ed Guanabara Koogan 2006; O’SULLIVAN B, SCHMITZ T. Fisioterapia: Avaliação e tratamento. 2. ed. São Paulo: Manole, 1993. 775 p. UMPHRED D. Fisioterapia Neurológica. São Paulo: Manole, 1994.

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