Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Julho de 2024

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - PPGTUR (16.54)
Código: PPGT0015
Nome: TURISMO E CULTURA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Não
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: Diferentes abordagens teórico-metodológicas referentes ao turismo, à identidade e as representações culturais. Festas e Religiosidade popular como atrativo das atividades turísticas. história e cultura visando construir o conceito de patrimônio histórico e cultural. Articulação entre as políticas de cultura e de turismo. Impactos do desenvolvimento turístico em comunidades locais. políticas culturais e de preservação e conservação do patrimônio. Turismo cultural como alternativa de desenvolvimento de localidades turísticas. Produto turístico e cultural e a sustentabilidade loca. Divulgação turística dos museus; o museólogo e o turismólogos enfoques semelhantes e diferentes. s impactos positivos e negativos do turismo cultural nos meios cultural e Social. interpretação patrimonial e de sua importância para o planejamento do turismo cultural. Importância do profissional do turismo frente a museologia e atuação em instituições de turismo, cultura, patrimônio e museus.
Referências: ATLAS (2009). ATLAS Cultural Tourism Research Project. http://www.tram-research.com/atlas/presentation.htm BANDUCCI, Álvaro; BARRETTO, Margaritta. Turismo e Identidade Local – Uma visão Antropológica. 3 ed. Campinas SP:Papirus, 2001. BARRETTO, Margarita. As ciências sociais aplicadas ao turismo. In SERRANO, Célia, BRUHNS, Heloísa Turini e LUCHIARI, Maria Tereza D. P. (orgs.). Olhares contemporâneos sobre o turismo. 2 ed. São Paulo: Papirus, 2001. BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. BOSS, Glen. F. Psicologia do Turismo ( tradução de Dinah Azevedo) São Paulo: Contexto, 2001. BOYER, Marc. História do turismo de massa. Bauru: EDUSC, 2003. BUENO, Marielys Siqueira. Festa dos Santos Reis: Uma Forma de Hospitalidade in Hospitalidade: Cenários e Oportunidades. SP: Pioneira, 2003. CARLOS, Ana Fani Alessandri. A (re)produção do espaço urbano. São Paulo: EDUSP, 1994. CHAMBERS, Erve. Tourism and Culture: An Applied Perspective. SUNY Press, 1997. DIAS, Reinaldo. Sociologia do turismo. São Paulo: Atlas, 2003. DIAS, Reinaldo; SILVEIRA, Emerson Sena da. Turismo religioso: ensaios e reflexões. Campinas: Alínea, 2003. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2001. GEERTZ, Clifford. Mistura de gêneros: a reconfiguração do pensamento social. In ______. O saber local. Petrópolis: Vozes, 1997. GIMBLETT, Babara Kirshenblatt. Destination Culture: Tourism, Museums, and Heritage. First Printing, 1998. IVANOVIC, Milena. Cultural Tourism. New York, Juta and Company Ltd, 2008. MARTINS, Clerton. Patrimônio Cultural: da memória ao sentido do lugar. São Paulo: Roca, 2004. MCKERCHER, B. & HILARY C. Cultural Tourism: The Partnership Between Tourism and Cultural Heritage Management. New York: Hayworth Hospitality Press, 2002. MENESES, José Newton Coelho. História e Turismo Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. MURTA, Stela M.; ALBANO, Celina (orgs).Interpretar o Patrimônio : um exercício do olhar. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Território Brasilis, 2002. OECD. The Impact of Culture on Tourism. OECD, 2009. OLIVEIRA, Christian Dennis Monteiro de. Turismo Religioso. São Paulo: Aleph, 2004. OURIQUES, Helton. A produção do turismo: fetichismo e dependência. Campinas, Alínea, 2005. Philosophy, Religion, Language, Art and Custom Harvard University. Boston, Estes & Lauriat. 491 p. 1871. REIS, Ana Carla Fonseca. Marketing Cultural e Financiamento da Cultura. São Paulo: Cengage Learning, 2002. RICHARDS, G. (2009). Tourism development trajectories – From culture to creativity? Tourism Research and Marketing, Barcelona. Paper presented to the Asia-Pacific Creativity Forum on Culture and Tourism, Jeju Island, Republic of Korea, 3-5 June 2009. http://www.tram-research.com/atlas/APC%20Paper%20Greg%20Richards.PDF TYLOR, E.B. Primitive Culture: Researches into the Development of Mythology, (2009). RICHARDS, G. (Ed.) Cultural Attractions and European Tourism CAB International, Wallingford. (2001). http://igbraiutama.files.wordpress.com/2011/05/cultural-attraction-ineiurope.pdf RICHARDS, G. Cultural Tourism in Europe The Association for Tourism and Leisure Education (ATLAS) www.atlas-euro.org 254 p. 2005. RICHARDS, Greg. Cultural Tourism: Global and Local Perspectives. Copyrightesd Material, 2008. SHARMA, K. K. Tourism and Culture. Sarup & Sons, 1999. SILVA, Maria da Glória Lanci. Cidades Turísticas: identidades e cenários de lazer São Paulo: ALEPH, 2004. SWARBROOKE, John. Turismo sustentável: conceito e impacto ambiental 2 ed, ( tradução Margareth Dias Pulido) São Paulo: Aleph, 2000. URRY, John. O olhar do turista: lazer e viagem nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel/SESC, 1996.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao v4.13.10